Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34155
Comparte esta pagina
Título : | Educação ambiental no ensino médio: o calendário agroambiental como ferramenta pedagógica na conservação dos recursos hidrícos |
Autor : | SILVA, Adilson Francisco da |
Palabras clave : | Educação ambiental; Meio ambiente; Conservação |
Fecha de publicación : | 21-feb-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | O presente trabalho objetivou desenvolver e validar um calendário agroambiental, com base na abordagem meio ambiente e sociedade, contribuindo para o fortalecimento da consciência ambiental de alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola EREM Tristão Ferreira Bessa, no município de Lagoa de Itaenga, em Pernambuco. A construção deste trabalho apoiou-se em fontes bibliográficas e dados obtidos pela observação da realidade dos alunos concernente aos recursos hídricos. O desenvolvimento do calendário se apresenta nesta pesquisa como um produto de ensino-aprendizagem, utilizando sempre metodologias participativas em todas as etapas abordadas: 1) aulas expositivas participativas; 2) levantamento de dados; 3) discussão e interpretação dos dados coletados nos questionários; 4) construção do calendário; 5) apresentação e validação do calendário agroambiental. Os primeiros resultados podem ser identificados a partir das repostas obtidas pelo questionário da segunda etapa, aplicado aos alunos no que se refere aos aspectos de dificuldades na disponibilidade de água e também ao uso e tratamento da água por parte do governo, empresa e cada cidadão, resultados estes evidenciando a necessidade da conservação dos recursos hídricos da região. Em outro questionário para a validação do calendário, constatou-se uma maior aprovação deste e sensibilização dos alunos para o mesmo, adotado a partir da utilização do calendário agroambiental, pois se buscou despertar a consciência crítica, a fim de formar cidadãos mais conscientes para o uso sustentável dos recursos naturais, principalmente no que concerne á água. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34155 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Adilson Francisco da Silva.pdf | 4,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons