Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34155

Compartilhe esta página

Título: Educação ambiental no ensino médio: o calendário agroambiental como ferramenta pedagógica na conservação dos recursos hidrícos
Autor(es): SILVA, Adilson Francisco da
Palavras-chave: Educação ambiental; Meio ambiente; Conservação
Data do documento: 21-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente trabalho objetivou desenvolver e validar um calendário agroambiental, com base na abordagem meio ambiente e sociedade, contribuindo para o fortalecimento da consciência ambiental de alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola EREM Tristão Ferreira Bessa, no município de Lagoa de Itaenga, em Pernambuco. A construção deste trabalho apoiou-se em fontes bibliográficas e dados obtidos pela observação da realidade dos alunos concernente aos recursos hídricos. O desenvolvimento do calendário se apresenta nesta pesquisa como um produto de ensino-aprendizagem, utilizando sempre metodologias participativas em todas as etapas abordadas: 1) aulas expositivas participativas; 2) levantamento de dados; 3) discussão e interpretação dos dados coletados nos questionários; 4) construção do calendário; 5) apresentação e validação do calendário agroambiental. Os primeiros resultados podem ser identificados a partir das repostas obtidas pelo questionário da segunda etapa, aplicado aos alunos no que se refere aos aspectos de dificuldades na disponibilidade de água e também ao uso e tratamento da água por parte do governo, empresa e cada cidadão, resultados estes evidenciando a necessidade da conservação dos recursos hídricos da região. Em outro questionário para a validação do calendário, constatou-se uma maior aprovação deste e sensibilização dos alunos para o mesmo, adotado a partir da utilização do calendário agroambiental, pois se buscou despertar a consciência crítica, a fim de formar cidadãos mais conscientes para o uso sustentável dos recursos naturais, principalmente no que concerne á água.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34155
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Adilson Francisco da Silva.pdf4,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons