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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33953

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Título: Ser adolescente com diabetes mellitus tipo 1 : experiências e transições
Autor(es): RIBEIRO, Laís Claudino Moreira
Palavras-chave: Psicologia; Adolescência; Diabetes em adolescentes; Representações sociais
Data do documento: 5-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O adoecimento crônico marca mudanças significativas no curso de vida de uma pessoa, isso acontece porque a doença desloca o sujeito do seu lugar social em função da condição que assume de doente crônico. A doença crônica passa a mediar as relações sociais experienciadas pelos adolescentes, repercutindo também em mudanças no processo de desenvolvimento. Esta dissertação teve como objetivo analisar os significados da experiência de ser adolescente com diabetes mellitus tipo 1. Para isso, teve-se como suporte teórico a Rede de Significações, o conceito de transição proposto por Zittoun e a Teoria das Representações Sociais, a partir da abordagem culturalista de Jodelet. Através deste referencial teórico foi possível compreender como a experiência dos adolescentes é organizada e significada. Esta é uma pesquisa de campo e de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 17 adolescentes de ambos os sexos, entre 11 e 18 anos, em tratamento para diabetes mellitus tipo 1 em um ambulatório de endocrinologia pediátrica de um hospital público na cidade de Recife-PE. A coleta de dados foi realizada no próprio hospital por meio de uma entrevista semiestruturada e um questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo temática proposta por Bardin. Tendo em vista os objetivos do trabalho foram encontradas oito categorias temáticas: 1) mudanças percebidas após o diagnóstico, 2) suporte social percebido, 3) medos e consequências da doença, 4) aceitação do diagnóstico, 5) explicações sobre a origem da doença, 6) reação inicial ao diagnóstico, 7) relação com os profissionais e 8) tratamento e vulnerabilidade social. As categorias foram apresentadas a partir dos temas mais frequentes ao menos evocado. Foi possível apreender que a partir de uma nova rede de significados construída após o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1, os adolescentes com diabetes apresentaram dificuldades em lidar com a doença, tendo em vista as mudanças que ela causa e repercute nas relações sociais, na percepção da própria identidade e no curso do desenvolvimento. A experiência do diabetes também foi significada enquanto possibilidade de ganhos: amadurecimento, atenção dos pais e pares. Espera-se que esta pesquisa possa oferecer subsídios para a construção e desconstrução de práticas profissionais junto aos adolescentes e seus familiares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33953
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

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