Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33953
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALÉSSIO, Renata Lira dos Santos | - |
dc.contributor.author | RIBEIRO, Laís Claudino Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-30T19:51:43Z | - |
dc.date.available | 2019-09-30T19:51:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33953 | - |
dc.description.abstract | O adoecimento crônico marca mudanças significativas no curso de vida de uma pessoa, isso acontece porque a doença desloca o sujeito do seu lugar social em função da condição que assume de doente crônico. A doença crônica passa a mediar as relações sociais experienciadas pelos adolescentes, repercutindo também em mudanças no processo de desenvolvimento. Esta dissertação teve como objetivo analisar os significados da experiência de ser adolescente com diabetes mellitus tipo 1. Para isso, teve-se como suporte teórico a Rede de Significações, o conceito de transição proposto por Zittoun e a Teoria das Representações Sociais, a partir da abordagem culturalista de Jodelet. Através deste referencial teórico foi possível compreender como a experiência dos adolescentes é organizada e significada. Esta é uma pesquisa de campo e de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 17 adolescentes de ambos os sexos, entre 11 e 18 anos, em tratamento para diabetes mellitus tipo 1 em um ambulatório de endocrinologia pediátrica de um hospital público na cidade de Recife-PE. A coleta de dados foi realizada no próprio hospital por meio de uma entrevista semiestruturada e um questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo temática proposta por Bardin. Tendo em vista os objetivos do trabalho foram encontradas oito categorias temáticas: 1) mudanças percebidas após o diagnóstico, 2) suporte social percebido, 3) medos e consequências da doença, 4) aceitação do diagnóstico, 5) explicações sobre a origem da doença, 6) reação inicial ao diagnóstico, 7) relação com os profissionais e 8) tratamento e vulnerabilidade social. As categorias foram apresentadas a partir dos temas mais frequentes ao menos evocado. Foi possível apreender que a partir de uma nova rede de significados construída após o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1, os adolescentes com diabetes apresentaram dificuldades em lidar com a doença, tendo em vista as mudanças que ela causa e repercute nas relações sociais, na percepção da própria identidade e no curso do desenvolvimento. A experiência do diabetes também foi significada enquanto possibilidade de ganhos: amadurecimento, atenção dos pais e pares. Espera-se que esta pesquisa possa oferecer subsídios para a construção e desconstrução de práticas profissionais junto aos adolescentes e seus familiares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Diabetes em adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.title | Ser adolescente com diabetes mellitus tipo 1 : experiências e transições | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4733686414856656 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6115070918587521 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Chronic illness marks significant changes in the life course of a person, this happens because the disease moves the subject from its social place because of the condition of chronic patient that he assumes. The chronic disease starts to mediate the social relations experienced by adolescents, also affecting changes in the development process. The purpose of this dissertation was to analyze the meanings of the adolescent experience with type 1 diabetes mellitus. For this purpose, the theoretical support used was the Network of Meanings, the concept of transition proposed by Zittoun and the Theory of Social Representations, from the culturalist approach of Jodelet. Through this theoretical reference it was possible to understand how the experience of adolescents is organized and meant. This is a field research and qualitative approach. Participants of the research were 17 adolescents of both sexes, aged 11 to 18 years, in treatment for type 1 diabetes mellitus in a pediatric endocrinology outpatient clinic of a public hospital in the city of Recife-PE. Data collection was performed at the hospital through a semi-structured interview and a sociodemographic questionnaire. The data were analyzed based on the thematic content analysis proposed by Bardin. In view of the goals of the study, five thematic categories were found: 1) changes recognized after diagnosis, 2) social support recognized, 3) fears and consequences of the disease, 4) acceptance of diagnosis, 5) explanations about the origin of the disease, 6) initial reaction to diagnosis, 7) relationship with professionals and 8) treatment and social vulnerability. The categories were presented from the most frequent themes at least evoked. It was possible to understand that from a new network of meanings built after the diagnosis of type 1 diabetes mellitus, adolescents with diabetes presented difficulties in dealing with the disease, considering the changes and repercussions that it causes on social relations, the perception of one's own identity and in the course of development. The experience of diabetes was also signified as a possibility of gains: maturation, attention of parents and partners. It is hoped that this research may provide data for the construction and deconstruction of professional practices among adolescents and their families. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Laís Claudino Moreira Ribeiro.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons