Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33914

Compartilhe esta página

Título: Modelos de desempenho, confiabilidade e disponibilidade para o planejamento de sistemas de transporte público
Autor(es): DANTAS, Renata Cristine de Sá Pedrosa
Palavras-chave: Avaliação de desempenho; Modelagem analítica
Data do documento: 22-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Grandes cidades têm, cada vez mais, enfrentado problemas devido ao grande volume de veículos, o qual acarreta engarrafamentos e, consequentemente, perda de tempo e dinheiro, devido a falta de mobilidade urbana. O sistema de transporte público se apresenta como um componente essencial ao desenvolvimento de um país, no entanto, os países em desenvolvimento têm enfrentado diversos problemas. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução integrada, composta por modelos de desempenho, confiabilidade, disponibilidade e performabilidade para o planejamento de Sistema de Transporte Urbano de Média Prioridade (STUMP), com prioridade para a concorrência com os veículos na via. A solução que se busca permitirá que os gestores, com base nos modelos descritos, possam avaliar melhorias nos fatores que envolvem: otimização do tempo de viagem, confiança ao usuário sobre o tempo de chegada e o caminho do veículo, o impacto que a falha provoca no desempenho do sistema, diminuição do tempo de espera dos passageiros, melhor relação entre intervalos de partidas e quantidade de veículos na via, entre outros fatores. Nesta tese, são apresentados os conceitos básicos sobre avaliação de desempenho, confiabilidade, disponibilidade, modelagem analítica, bem como a composição dos Sistemas de Transporte, permitindo entender a aplicação de tais conceitos e possibilitar ao leitor uma visão global sobre o fundamento deste trabalho. Foram construídas metodologias para auxiliar os gestores de transporte apresentadas em: Metodologia para Modelagem de Desempenho, Metodologia de Modelagem para Confiabilidade e Disponibilidade e Metodologia de Modelagem para Performabilidade. Estas metodologias descrevem detalhadamente cada ponto necessário para a realização dos estudos que foram desenvolvidos nesta tese, que servem como instrumento auxiliar aos gestores. O emprego de estudos de caso endossou a importância de modelos para planejar o sistema: eles podem capturar informações sobre a chegada ao destino, o tempo de viagem, as probabilidades do passageiro desembarcar do veículo, além do processo de formação de filas no sistema, o que pode ajudar a desenvolver possibilidades de investimento e melhorias nos STUMP. Os principais resultados desta tese são os modelos desenvolvidos e avaliados que apontam novas perspectivas de avaliação para desempenho, confiabilidade, disponibilidade e performabilidade ao que se refere aos Sistemas de Transporte de Média prioridade. Esta tese se apresenta como um instrumento para melhorar os sistemas de forma contínua, servindo como apoio em processos de planejamento de Sistemas de Transporte.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33914
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Renata Cristine de Sá Pedrosa Dantas.pdf2,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons