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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33914

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMACIEL, Paulo Romero Martins-
dc.contributor.authorDANTAS, Renata Cristine de Sá Pedrosa-
dc.date.accessioned2019-09-27T20:53:52Z-
dc.date.available2019-09-27T20:53:52Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33914-
dc.description.abstractGrandes cidades têm, cada vez mais, enfrentado problemas devido ao grande volume de veículos, o qual acarreta engarrafamentos e, consequentemente, perda de tempo e dinheiro, devido a falta de mobilidade urbana. O sistema de transporte público se apresenta como um componente essencial ao desenvolvimento de um país, no entanto, os países em desenvolvimento têm enfrentado diversos problemas. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução integrada, composta por modelos de desempenho, confiabilidade, disponibilidade e performabilidade para o planejamento de Sistema de Transporte Urbano de Média Prioridade (STUMP), com prioridade para a concorrência com os veículos na via. A solução que se busca permitirá que os gestores, com base nos modelos descritos, possam avaliar melhorias nos fatores que envolvem: otimização do tempo de viagem, confiança ao usuário sobre o tempo de chegada e o caminho do veículo, o impacto que a falha provoca no desempenho do sistema, diminuição do tempo de espera dos passageiros, melhor relação entre intervalos de partidas e quantidade de veículos na via, entre outros fatores. Nesta tese, são apresentados os conceitos básicos sobre avaliação de desempenho, confiabilidade, disponibilidade, modelagem analítica, bem como a composição dos Sistemas de Transporte, permitindo entender a aplicação de tais conceitos e possibilitar ao leitor uma visão global sobre o fundamento deste trabalho. Foram construídas metodologias para auxiliar os gestores de transporte apresentadas em: Metodologia para Modelagem de Desempenho, Metodologia de Modelagem para Confiabilidade e Disponibilidade e Metodologia de Modelagem para Performabilidade. Estas metodologias descrevem detalhadamente cada ponto necessário para a realização dos estudos que foram desenvolvidos nesta tese, que servem como instrumento auxiliar aos gestores. O emprego de estudos de caso endossou a importância de modelos para planejar o sistema: eles podem capturar informações sobre a chegada ao destino, o tempo de viagem, as probabilidades do passageiro desembarcar do veículo, além do processo de formação de filas no sistema, o que pode ajudar a desenvolver possibilidades de investimento e melhorias nos STUMP. Os principais resultados desta tese são os modelos desenvolvidos e avaliados que apontam novas perspectivas de avaliação para desempenho, confiabilidade, disponibilidade e performabilidade ao que se refere aos Sistemas de Transporte de Média prioridade. Esta tese se apresenta como um instrumento para melhorar os sistemas de forma contínua, servindo como apoio em processos de planejamento de Sistemas de Transporte.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectModelagem analíticapt_BR
dc.titleModelos de desempenho, confiabilidade e disponibilidade para o planejamento de sistemas de transporte públicopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6565292837260106pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8382158780043575pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxLarge cities have increasingly faced problems due to the large volume of vehicles that leads to traffic jams, as well as to a consequent loss of time and money given the lack of urban mobility. The public transport system presents itself as an essential component of a country’s development, though developing countries have faced a number of problems in this regard. The objective of this thesis is the development of an integrated solution comprising models of performance, reliability, availability and performance for the planning of a Medium-Priority Urban Transport System. The solution will enable managers, based on the models described, to evaluate improvements in the factors involving: the optimization of travel time, confidence of the user regarding the time of arrival and the route of the vehicle, the impact that failure causes in the performance of the system, decrease in passengers waiting time, better relation between intervals of departures and quantity of vehicles along the route, among others. In this thesis, the basic concepts concerning performance evaluation, reliability, availability, analytical modeling and the composition of Transportation Systems are presented, allowing to understand the application of such concepts and to provide the reader with a global view on the basis of this work. The use of case studies has endorsed the importance of models to plan the system, as they can capture information on the arrival at the destination, travel time, passenger’s probabilities to disembark from the vehicle and the queuing process in the system, which can help developing investment possibilities and improvements in Medium-Priority Urban Transport Systems. This thesis presents itself as an instrument to improve the systems in a continuous way, serving as a support in the planning of Transport Systems.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciência da Computação

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