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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33877

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Título: A filosofia no ensino fundamental : a vontade de potência e o pensamento criativo
Autor(es): SILVA, Paulo Limeira da
Palavras-chave: Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Ensino fundamental; Educação; Cultura
Data do documento: 7-Jan-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho possui como meta propor um ensino básico que promova maior contato entre o estudante do ensino fundamental e a filosofia ou questões de natureza filosófica. A despeito do oferecimento da disciplina no ensino médio pela maioria das escolas, é interessante que o aluno tenha a oportunidade de familiarização com esse saber, especialmente o estudante do 9º ano do ensino fundamental, tendo em vista a iminência do ensino médio e as escolhas que, inevitavelmente, terá de fazer no que se refere a profissão. Além disso, o trabalho aborda considerações sobre uma pedagogia que priorize a cultura e a criação artística com a compreensão de que isso contribui para a uma educação que estimule o estudante a pensar em torno de muitas ideias e valores que integram o ambiente cultural. Desse modo, buscou-se referências e inspiração em obras de Nietzsche, filósofo alemão, para quem educação e cultura são indissociáveis, mas que, em função de demandas econômicas, por exemplo, ocorrem rupturas — o que compromete e fragiliza a formação dos jovens que, em vez de serem encaminhados na direção da cultura autêntica, se voltam para produção de homens comuns. Por isso a importância de meditar em torno da questão central do pensamento nietzschiano, a vontade de potência, visando uma melhor compreensão das hipóteses sobre as pulsões de afirmação da vida por ele afirmadas. E, por conseguinte, foi realizado trabalho em sala de aula com a finalidade de estabelecer uma relação destas reflexões com a prática de ensino. Esse trabalho de intervenção orbitou em torno da relação entre o que já se conhece sobre filosofia e o que os estudantes já sabem ou não sobre o que se quer dizer quando a palavra filosofia é abordada. Isso a poucos meses antes destes alunos terem de fato a filosofia na forma de disciplina, que ocorrerá concomitantemente com a preparação para o ingresso no ensino superior.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33877
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

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