Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33347

Share on

Title: Educação do campo: uma análise introdutória em tempos de retrocesso
Authors: PEREIRA, Maria da Soledade Solange Vitorino
Keywords: Educação Rural; Movimentos Sociais; Educação Pública
Issue Date: 25-Jun-2019
Citation: PEREIRA, M. S. S. V.
Abstract: Em meio a tantos ataques e retrocessos percebemos que a extrema direita vem tomando posse em diversos governos no Brasil e no mundo. Ao qual buscam perseguir prioritariamente as camadas populares retirando direitos conquistados historicamente. Em meio a isso observamos educação do campo que surgiu a partir de diversas lutas travadas pelo direito a educação. É nela que vemos a defesa das comunidades camponesas e que muito foi sendo confundido por uma educação ruralista, onde se mantinham os interesses da mercadorização, exploração e fragilização, acarretando o fechamento e extinção de muitas escolas, sendo este princípio defendido pelo atual governo. Neste sentido, está pesquisa busca, a partir da revisão bibliográfica, refletir sobre a educação do campo e sua importância para a população camponesa e a luta pela terra. Como orientação teórica, apropriamo-nos das teorias críticas da educação, por acreditarmos serem essas as mais coerentes com as necessidades da escola pública brasileira. Como conclusão apontamos que a educação rural e do campo são diferentes e buscam realidades e interesses distintos. As lutas travadas por movimentos sociais foram importantes nas conquistas de políticas para a população camponesa. Porém o governo atual vigente busca gritantemente atacar os setores públicos, as escolas do campo e os movimentos sociais como forma de valorização da privatização, contenção de investimentos e valorização do agronegócio.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33347
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEREIRA, Maria da Soledade Solange Vitorino.pdf742,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons