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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33347
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SALDANHA, Renato Machado | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Maria da Soledade Solange Vitorino | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-20T13:26:43Z | - |
dc.date.available | 2019-09-20T13:26:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
dc.date.submitted | 2019-09-20 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, M. S. S. V. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33347 | - |
dc.description.abstract | Em meio a tantos ataques e retrocessos percebemos que a extrema direita vem tomando posse em diversos governos no Brasil e no mundo. Ao qual buscam perseguir prioritariamente as camadas populares retirando direitos conquistados historicamente. Em meio a isso observamos educação do campo que surgiu a partir de diversas lutas travadas pelo direito a educação. É nela que vemos a defesa das comunidades camponesas e que muito foi sendo confundido por uma educação ruralista, onde se mantinham os interesses da mercadorização, exploração e fragilização, acarretando o fechamento e extinção de muitas escolas, sendo este princípio defendido pelo atual governo. Neste sentido, está pesquisa busca, a partir da revisão bibliográfica, refletir sobre a educação do campo e sua importância para a população camponesa e a luta pela terra. Como orientação teórica, apropriamo-nos das teorias críticas da educação, por acreditarmos serem essas as mais coerentes com as necessidades da escola pública brasileira. Como conclusão apontamos que a educação rural e do campo são diferentes e buscam realidades e interesses distintos. As lutas travadas por movimentos sociais foram importantes nas conquistas de políticas para a população camponesa. Porém o governo atual vigente busca gritantemente atacar os setores públicos, as escolas do campo e os movimentos sociais como forma de valorização da privatização, contenção de investimentos e valorização do agronegócio. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Rural | pt_BR |
dc.subject | Movimentos Sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação Pública | pt_BR |
dc.title | Educação do campo: uma análise introdutória em tempos de retrocesso | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, José Antonio da | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248754J2 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Amid so many attacks and setbacks we realize that the extreme right has been taking possession in several governments in Brazil and in the world. To which they seek to pursue primarily the popular layers by removing rights conquered historically. In the midst of this we observed education of the field that arose from several struggles fought for the right to education. It is in her that we see the defense of peasant communities and that much was being confused by a ruralist education, where they maintained the interests of marketability, exploitation and fragilization, causing the closure and extinction of many schools, this being Principle advocated by the current government. In this sense, this research seeks, from the bibliographic review, to reflect on the education of the field and its importance for the peasant population and the struggle for the land. As a theoretical guideline, we appropriate the critical theories of education, because we believe that these are the most coherent with the needs of the Brazilian public school. As a conclusion, we point out that rural and field education are different and seek distinct realities and interests. The struggles fought by social movements were important in the political achievements of the peasant population. However, the current government seeks to gritaningly attack the public sectors, the field schools and social movements as a way of valuing privatization, retaining investments and valuing agribusiness. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PEREIRA, Maria da Soledade Solange Vitorino.pdf | 742,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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