Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33331

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorSILVA, Josinaldo de Sales-
dc.date.accessioned2019-09-20T11:55:47Z-
dc.date.available2019-09-20T11:55:47Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.date.submitted2019-09-20-
dc.identifier.citationSILVA, J. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33331-
dc.description.abstractO presente estudo é uma revisão sistemática da literatura sobre sexualidade em escolas brasileiras, com o objetivo de identificar as principais características de abordagem da temática na educação. A investigação bibliográfica foi realizada de fevereiro a junho de 2019 nas seguintes bases de dados: GOOGLE ACADÊMICO, PUBMED, SciELO E PERIODICOS CAPES. Os critérios de inclusão definidos dos artigos foram: estudos nacionais sobre sexualidade nas escolas e professores de educação física, publicados entre o período de 2009-2019, chegando ao número inicial de 104 artigos que ao final resumiu-se a oito artigos. A partir da revisão de literatura foi possível identificar que os artigos analisados não atendem aos parâmetros curriculares Nacionais por meio da transversalidade do tema. Constatou-se a necessidade de avançar no seu debate sobre a temática bem como os investimentos em formação continuada para os professores promovendo assim a prevenção em saúde no ambiente escolar.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física e Treinamentopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleSexualidade em escolas Brasileiras foco no professor de Educação Física: revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxThe present study is a systematic review of the literature on sexuality in Brazilian schools, aiming to identify the main characteristics of the approach in education. The bibliographic research was carried out from February to June of 2019 in the following databases: GOOGLE ACADEMICO, PUBMED, SciELO AND PERIODICOS CAPES. The defined inclusion criteria of the articles were: national studies on sexuality in schools and teachers of physical education, published between the period 2009-2019, reaching the initial number of 104 articles that in the end was summarized in eight articles. From the literature review it was possible to identify that the articles analyzed do not meet the national curricular parameters through the transversality of the theme. It was pointed out the need to advance in its debate on the theme as well as investments in continuing education for teachers thus promoting health prevention in the school environment.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, josinaldo Sales.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons