Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33327

Compartilhe esta página

Título: A Educação Física Escolar e Psicologia da Educação: reflexões acerca da relação professor-aluno
Autor(es): JUSTINO, Ana Beatriz Lima
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Psicologia da Educação; Aprendizagem
Data do documento: 3-Jul-2019
Citação: JUSTINO, A. B. L.
Abstract: Transferência, enquanto conceito Freudiano, determina que as emoções trazidas de relacionamentos passados, sejam elas de acontecimentos bons ou ruins, podem interferir nos novos relacionamentos. Deste modo, trazendo para o meio educacional, a transferência relacionada aos alunos diante de seus professores está vinculada com a relação estabelecida em casa com os pais. Se a criança possui uma boa relação com os seus pais ou com os familiares mais próximos isso irá refletir nas suas condutas no meio escolar. Diante de questionamentos e leituras referentes aos aspectos psicológicos envolvidos no processo de ensino- aprendizagem, surge a intenção de conduzir esta investigação científica envolvendo a relação professor de educação física e alunado, com vistas a colaborar na produção de conhecimentos envolvendo a psicanálise e a educação. Com caráter descritivo quanto a seus objetivos, o estudo configura-se do tipo pesquisa de campo por coletar dados junto a pessoas, com o recurso de diferentes tipos de pesquisa (somada à revisão de literatura). Considerando que os sujeitos colaboradores para esta investigação serão adolescentes do ensino fundamental 2 de Limoeiro, será utilizado o questionário como técnica de coleta de dados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33327
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JUSTINO, Ana Beatriz Lima.pdf778,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons