Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33327

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorJUSTINO, Ana Beatriz Lima-
dc.date.accessioned2019-09-20T11:33:18Z-
dc.date.available2019-09-20T11:33:18Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.date.submitted2019-09-20-
dc.identifier.citationJUSTINO, A. B. L.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33327-
dc.description.abstractTransferência, enquanto conceito Freudiano, determina que as emoções trazidas de relacionamentos passados, sejam elas de acontecimentos bons ou ruins, podem interferir nos novos relacionamentos. Deste modo, trazendo para o meio educacional, a transferência relacionada aos alunos diante de seus professores está vinculada com a relação estabelecida em casa com os pais. Se a criança possui uma boa relação com os seus pais ou com os familiares mais próximos isso irá refletir nas suas condutas no meio escolar. Diante de questionamentos e leituras referentes aos aspectos psicológicos envolvidos no processo de ensino- aprendizagem, surge a intenção de conduzir esta investigação científica envolvendo a relação professor de educação física e alunado, com vistas a colaborar na produção de conhecimentos envolvendo a psicanálise e a educação. Com caráter descritivo quanto a seus objetivos, o estudo configura-se do tipo pesquisa de campo por coletar dados junto a pessoas, com o recurso de diferentes tipos de pesquisa (somada à revisão de literatura). Considerando que os sujeitos colaboradores para esta investigação serão adolescentes do ensino fundamental 2 de Limoeiro, será utilizado o questionário como técnica de coleta de dados.pt_BR
dc.format.extent48 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA Educação Física Escolar e Psicologia da Educação: reflexões acerca da relação professor-alunopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNASCIMENTO, Hercília Melo do-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.description.abstractxTransfer, as a Freudian concept, determines that the emotions brought in from past relationships, be they from good or bad events, may interfere with new relationships. Thus, bringing to the educational environment, transfer related to students to their teachers is linked to the relationship established at home with parents. If the child has a good relationship with his or her parents or close family members this will reflect on their behaviors in the middle school. Faced with questions and readings regarding the psychological aspects involved in the teaching-learning process, the intention arises to conduct this scientific research involving the relationship between physical education and student, with a view to collaborate in the production of knowledge involving psychoanalysis and education. With a descriptive character as to its objectives, the study is of the type field research for collecting data with people, with the use of different types of research (in addition to the literature review). Considering that the collaborating subjects for this investigation will be adolescents of elementary school 2 of Limoeiro, the questionnaire will be used as data collection technique.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3792925926856737pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JUSTINO, Ana Beatriz Lima.pdf778,46 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons