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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33309

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Título: Utilização de portfólios eletrônicos na promoção da reflexão sobre o erro em programação para alunos do ensino superior
Autor(es): CASTRO, Maria Fernanda Cavalcanti de
Palavras-chave: Ciência da computação; Programação
Data do documento: 21-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A habilidade de programar é uma das bases de Cursos de Computação. Porém, apesar de crucial para o currículo acadêmico, o ensino de programação e algoritmos é frequentemente considerado um dos tópicos mais difíceis, apresentando taxas altas de desistência em disciplinas do Ensino Superior. Programar exige que o aluno compreenda um questionamento em suas diversas facetas, abstraindo-o e sendo capaz de expressá-lo na sintaxe correta da linguagem. Tal atividade, em sua complexidade inerente, torna-se especialmente suscetível a falhas. Embora teorias como a de Vygostky defendam o potencial da reflexão sobre o erro como parte integrante do processo de aprendizado, perdura em nossa sociedade a caracterização do erro sob um viés negativo. Ao errar, o aluno sente-se desmotivado, atribuindo o equívoco à falta de talento ou capacidade intelectual. Dado que a atividade de depuração é uma das mais importantes e que é atrelada ao processo de reflexão sobre falhas cometidas, é possível intuir a necessidade de desmistificar o erro em programação. Os portfólios eletrônicos, coleções de evidência eletrônica que mostram a jornada de aprendizagem do aluno ao longo do tempo, são possíveis aliados para alimentar esta mudança. Portfólios são considerados uma tendência para o futuro da Educação, possuindo grande potencial fomentador de reflexões. Parte deste potencial encontra-se no fato de que tais ferramentas costumam priorizar o senso de pertencimento e propriedade, colocando o aluno como centro do aprendizado e condutor de sua educação. O objetivo deste trabalho é investigar de que maneira os portfólios eletrônicos podem ser utilizados para fomentar a reflexão dos alunos sobre os erros cometidos, com foco em disciplinas introdutórias de programação para o Ensino Superior. Para isso, duas turmas de alunos foram acompanhadas ao longo de um semestre no uso de um portfólio eletrônico. Os resultados deste experimento possibilitaram uma melhor compreensão do impacto dos portfólios e também a proposição de diretrizes que auxiliem no melhor uso deste tipo de ferramenta em sala de aula, considerando o contexto das turmas analisadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33309
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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