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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33309

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli-
dc.contributor.authorCASTRO, Maria Fernanda Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2019-09-19T19:45:13Z-
dc.date.available2019-09-19T19:45:13Z-
dc.date.issued2018-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33309-
dc.description.abstractA habilidade de programar é uma das bases de Cursos de Computação. Porém, apesar de crucial para o currículo acadêmico, o ensino de programação e algoritmos é frequentemente considerado um dos tópicos mais difíceis, apresentando taxas altas de desistência em disciplinas do Ensino Superior. Programar exige que o aluno compreenda um questionamento em suas diversas facetas, abstraindo-o e sendo capaz de expressá-lo na sintaxe correta da linguagem. Tal atividade, em sua complexidade inerente, torna-se especialmente suscetível a falhas. Embora teorias como a de Vygostky defendam o potencial da reflexão sobre o erro como parte integrante do processo de aprendizado, perdura em nossa sociedade a caracterização do erro sob um viés negativo. Ao errar, o aluno sente-se desmotivado, atribuindo o equívoco à falta de talento ou capacidade intelectual. Dado que a atividade de depuração é uma das mais importantes e que é atrelada ao processo de reflexão sobre falhas cometidas, é possível intuir a necessidade de desmistificar o erro em programação. Os portfólios eletrônicos, coleções de evidência eletrônica que mostram a jornada de aprendizagem do aluno ao longo do tempo, são possíveis aliados para alimentar esta mudança. Portfólios são considerados uma tendência para o futuro da Educação, possuindo grande potencial fomentador de reflexões. Parte deste potencial encontra-se no fato de que tais ferramentas costumam priorizar o senso de pertencimento e propriedade, colocando o aluno como centro do aprendizado e condutor de sua educação. O objetivo deste trabalho é investigar de que maneira os portfólios eletrônicos podem ser utilizados para fomentar a reflexão dos alunos sobre os erros cometidos, com foco em disciplinas introdutórias de programação para o Ensino Superior. Para isso, duas turmas de alunos foram acompanhadas ao longo de um semestre no uso de um portfólio eletrônico. Os resultados deste experimento possibilitaram uma melhor compreensão do impacto dos portfólios e também a proposição de diretrizes que auxiliem no melhor uso deste tipo de ferramenta em sala de aula, considerando o contexto das turmas analisadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.titleUtilização de portfólios eletrônicos na promoção da reflexão sobre o erro em programação para alunos do ensino superiorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2521947046634573pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7465148175791735pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxThe ability to program is one of the Computer Courses bases. However, although crucial to the academic curriculum, programming and algorithm teaching is often considered one of the most difficult topics, presenting high dropout rates in Higher Education. Programming requires the student to understand a questioning in its various facets, abstracting it and being able to express it in the correct syntax of a programming language. Such activity, in its inherent complexity, becomes especially susceptible to failures. Although theories such as Vygostky’s defend the potential of reflection on error as na integral part of the learning process, the characterization of error under a negative bias remains in our society. When making mistakes, the student feels unmotivated, attributing the failure to the lack of talent or intellectual capacity. Given that debugging is one of the most importante activities and that is tied to the process of reflection about faults committed, it is possible to intuit the need to demystify the errors in programming. Electronic portfolios, collections of electronic evidence that show the student’s journey of learning over time, are possible allies to power this change. Portfolios are considered a trend for the future of Education, possessing great potential to promote reflection. Part of this potential lies in the fact that such tools usually prioritize the sense of belonging and ownership, placing the student as the center of learning and master of their education. The objective of this study is to investigate how electronic portfolios can be used to promote students’ reflections about mistakes made, focusing on introductory programming courses for Higher Education. For this purpose, two classes were tracked during a semester in the use of an electronic portfolio. The results of this experiment allowed a better understanding of portfolios impact and the proposal of guidelines to assist in the best use of this tool in classrooms, considering the context of analyzed groups.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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