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Título : Leitura, ensino de leitura e construção de ethos: análise do discurso do professor de língua portuguesa
Autor : TORRES, Rita Alves Vieira
Palabras clave : Leitura e ensino de leitura; Ethé de leitor e de ensinante de leitura; Discurso docente; Relato autobiográfico
Fecha de publicación : 3-sep-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O presente estudo teve como objetivo analisar o discurso de professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental de Parnaíba-PI, Cocal-PI e Cocal dos Alves-PI, de modo a identificar, em relatos de vida e em aulas de leitura observadas desses sujeitos, concepções de leitura e de ensino de leitura e a decorrente construção dos ethé desses professores enquanto leitores e ensinantes de leitura. O referido estudo justifica-se pela contundente importância da leitura, pela pertinência em investigarmos como esta é concebida e praticada nas instituições de ensino investigadas, levando em conta que os índices dessa prática no Brasil continuam preocupantes. Do ponto de vista metodológico, elegemos a abordagem qualitativa e trabalhamos com um corpus formado por relatos autobiográficos escritos – tônica desta pesquisa – e observação de aulas coletadas em novembro e dezembro de 2016. O suporte teórico central que sustenta a análise de dados é a Análise do Discurso Francesa, conforme postulada por Maingueneau (2016a, 2016b, 2015a, 2015b, 2015c, 2014, 2013, 2011, 2010, 2008a, 2008b, 2002, 2000, 1997), em interação com a Análise de Gênero Textual, com estudos sobre leitura e ensino de leitura, sobre a autobiografia enquanto abordagem, método e gênero discursivo, lembrando que é a leitura como prática social a concepção atendente das reais demandas da vida dos leitores e da forma como a escola deve ensinar a citada leitura (KLEIMAN, 2013a; LAJOLO & ZILBERMAN, 1999; MARCUSCHI, 2008); não acessamos os relatos escritos dos professores pelo discurso que encenam, e sim pelo texto que é o rastro do discurso e é onde o ethos é construído e incorporado (MAINGUENEAU, 2016a); o papel do professor não é apenas de mediador, mas de interlocutor presente (FONSECA & GERALDI, 2011) na sua atuação como ensinante-aprendente. Dessa forma, este estudo levou-nos a constatar os “ethé de leitor e de ensinante de leitura” que ora apresentamos como uma nova imagem de si, como um prolongamento do ethos discursivo de Maingueneau (2016a, 2015a, 2014, 2013). No processo discursivo, eles são encenados e emergem como imagens que os professores participantes da pesquisa construíram sobre si, relatando suas próprias vidas como leitores e como ensinantes de leitura. Pudemos constatar, ainda, que: a história de vida e de leitura dos voluntários da pesquisa segue um curso assim como caminham as histórias e os avanços da leitura e sua relação com o livro e os leitores; a cena genérica autobiográfica produzida pelo gênero relato autobiográfico, não por outro, sustentou os ethé levantados com o caráter e a corporalidade (MAINGUENEAU, 2014, 2013) que só seriam possíveis, cremos, por uma autobiografia, por ser uma narração de quem viveu a história que relatou, não apenas observou e narrou. Destarte, os referidos ethé associam-se às imagens de: conformado, acomodado, crítico, reflexivo, comprometido, consciente dos entraves do ensino, sério, insatisfeito, dentre outros.
Descripción : TORRES, Rita Alves Vieira, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: VIEIRA, Rita Alves
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33268
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

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