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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33268
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LEAL, Maria Virgínia | - |
dc.contributor.author | TORRES, Rita Alves Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T18:13:25Z | - |
dc.date.available | 2019-09-19T18:13:25Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33268 | - |
dc.description | TORRES, Rita Alves Vieira, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: VIEIRA, Rita Alves | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo analisar o discurso de professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental de Parnaíba-PI, Cocal-PI e Cocal dos Alves-PI, de modo a identificar, em relatos de vida e em aulas de leitura observadas desses sujeitos, concepções de leitura e de ensino de leitura e a decorrente construção dos ethé desses professores enquanto leitores e ensinantes de leitura. O referido estudo justifica-se pela contundente importância da leitura, pela pertinência em investigarmos como esta é concebida e praticada nas instituições de ensino investigadas, levando em conta que os índices dessa prática no Brasil continuam preocupantes. Do ponto de vista metodológico, elegemos a abordagem qualitativa e trabalhamos com um corpus formado por relatos autobiográficos escritos – tônica desta pesquisa – e observação de aulas coletadas em novembro e dezembro de 2016. O suporte teórico central que sustenta a análise de dados é a Análise do Discurso Francesa, conforme postulada por Maingueneau (2016a, 2016b, 2015a, 2015b, 2015c, 2014, 2013, 2011, 2010, 2008a, 2008b, 2002, 2000, 1997), em interação com a Análise de Gênero Textual, com estudos sobre leitura e ensino de leitura, sobre a autobiografia enquanto abordagem, método e gênero discursivo, lembrando que é a leitura como prática social a concepção atendente das reais demandas da vida dos leitores e da forma como a escola deve ensinar a citada leitura (KLEIMAN, 2013a; LAJOLO & ZILBERMAN, 1999; MARCUSCHI, 2008); não acessamos os relatos escritos dos professores pelo discurso que encenam, e sim pelo texto que é o rastro do discurso e é onde o ethos é construído e incorporado (MAINGUENEAU, 2016a); o papel do professor não é apenas de mediador, mas de interlocutor presente (FONSECA & GERALDI, 2011) na sua atuação como ensinante-aprendente. Dessa forma, este estudo levou-nos a constatar os “ethé de leitor e de ensinante de leitura” que ora apresentamos como uma nova imagem de si, como um prolongamento do ethos discursivo de Maingueneau (2016a, 2015a, 2014, 2013). No processo discursivo, eles são encenados e emergem como imagens que os professores participantes da pesquisa construíram sobre si, relatando suas próprias vidas como leitores e como ensinantes de leitura. Pudemos constatar, ainda, que: a história de vida e de leitura dos voluntários da pesquisa segue um curso assim como caminham as histórias e os avanços da leitura e sua relação com o livro e os leitores; a cena genérica autobiográfica produzida pelo gênero relato autobiográfico, não por outro, sustentou os ethé levantados com o caráter e a corporalidade (MAINGUENEAU, 2014, 2013) que só seriam possíveis, cremos, por uma autobiografia, por ser uma narração de quem viveu a história que relatou, não apenas observou e narrou. Destarte, os referidos ethé associam-se às imagens de: conformado, acomodado, crítico, reflexivo, comprometido, consciente dos entraves do ensino, sério, insatisfeito, dentre outros. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Leitura e ensino de leitura | pt_BR |
dc.subject | Ethé de leitor e de ensinante de leitura | pt_BR |
dc.subject | Discurso docente | pt_BR |
dc.subject | Relato autobiográfico | pt_BR |
dc.title | Leitura, ensino de leitura e construção de ethos: análise do discurso do professor de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4401997467222003 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6702400671945298 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study deals with the objective of analyzing the discourse of Portuguese-speaking teachers of Parnaíba-PI Elementary School, Cocal-PI and Cocal dos Alves-PI, by means of identifying, in life reports and in reading classes observed from these individuals, conceptions of reading and teaching of reading and due to construction of ethé of these teachers as readers and teachers of reading. This study is justified by the overwhelming importance of reading, due to its pertinence in investigating how it is conceived and practiced in the investigated educational institutions, assuming that the practice indexes in Brazil continue worrisome. From the methodological point of view, we chose the qualitative approach and worked with a corpus formed by written autobiographical reports and observation of classes collected in November and December of 2016. The central theoretical base that supports the data analysis is the French Discourse Analysis, according to in the interaction with the Textual Gender Analysis, with studies on reading and teaching of reading about autobiography as an approach, method and discursive genre, for whom: reading as a social practice is the attendant conception of the real demands of readers' lives and how the school should teach the mentioned reading (KLEIMAN, 2013a; LAJOLO & ZILBERMAN, 1999; MARCUSCHI, 2008); we do not access the written reports of teachers for the discourse they act, yes it is for the text that is the trail of discourse and is where the ethos is constructed and incorporated (MAINGUENEAU, 2016a); the role of the teacher is not only as a mediator, but of an actual interlocutor (FONSECA & GERALDI, 2011) in his role as a teacher-learner. Therefore, this study led us to verify the "ethos of reader and reading teacher" that nevertheless we have introduced as a new image of the self as an extension of Maingueneau's discursive ethos (2016a, 2015a, 2014, 2013). In the discursive process, they are acted and emerge as images that the participating teachers have built upon themselves, describing their own lives as readers and as reading teachers. It was possible to verify by us that: the life history and reading of the volunteers of this research follows a course as well as they walk the history and the advances of reading and its relation with the book and the readers; the generic autobiographical scene produced by the autobiographical narrative genre, not on the other, supported the ethé raised with character and corporeality (MAINGUENEAU, 2014, 2013) that would only be possible, we believe, for an autobiography, for being a narration of who lived the story one reported, not only observed and narrated. Thus, the aforementioned ethé are associated with the following images: resigned, accommodated, critical, reflective, committed, aware of the obstacles of teaching, serious, dissatisfied, among others. | pt_BR |
dc.description.abstractx | La présente étude porte sur l'objectif d'analyser le discours des enseignants lusophones de l'école primaire Parnaíba-PI, Cocal-PI et Cocal dos Alves-PI, afin d'identifier, dans les rapports de vie et dans les classes de lecture observées à partir de ces sujets, les conceptions de la lecture et de l'enseignement de la lecture et la construction résultante des êthê de ces enseignants en tant que lecteurs et instructeurs de lecture. Cette étude est justifiée par l'importance fondamentale de la lecture, en raison de sa pertinence dans l'étude de la manière dont elle est conçue et pratiquée dans les établissements d'enseignement étudiés, en tenant compte du fait que les indices pratique au Brésil continuent de souffrir. Du point de vue méthodologique, nous avons choisi l'approche qualitative et travaillé avec un corpus formé par des rapports autobiographiques écrits et l'observation des classes recueillis en novembre et décembre 2016. Le soutien théorique central à l'appui de l'analyse des données est l'Analyse du Discours français, telle que postulée par Maingueneau (2016a, 2016b, 2015a, 2015b, 2015c, 2014, 2013, 2011, 2010, 2008a, 2008b, 2002, 2000, 1997), en interaction avec l'Analyse Textuelle du Genre, avec des études sur la lecture et l'enseignement de la lecture, sur l'autobiographie comme approche, méthode et genre discursif, pour qui: la lecture comme pratique sociale est la conception alignée aux exigences réelles de la vie des lecteurs et comment l'école devrait enseigner cette lecture (KLEIMAN, 2013a; LAJOLO & ZILBERMAN, 1999; MARCUSCHI, 2008); nous n'accédons pas aux récits écrits des enseignants par le discours qu'ils adoptent, et oui par le texte qui est la trace du discours et où l'ethos est construit et incorporé (MAINGUENEAU, 2016a); le rôle de l'enseignant n'est pas que celui du médiateur, mais aussi, celui de l’interlocuteur présent (FONSECA & GERALDI, 2011) dans son rôle d'enseignant-apprenant. Ainsi, cette étude nous a conduit à découvrir «les êthê du lecteur et de l’enseignant de lecture» que nous présentons comme une nouvelle image de soi, comme une extension de l'éthos discursif de Maingueneau (2016a, 2015a, 2014, 2013). Dans le processus discursif, ils sont mis en scène et apparaissent comme des images que les enseignants participants ont construites sur eux-mêmes, racontant leur propre vie en tant que lecteurs et en tant qu’enseignant de lecture. Nous avons également pu vérifier que: l'histoire de vie et de lecture des volontaires de cette recherche suit un cours ainsi que peuvent marcher l'histoire et les progrès de la lecture et leur relation avec le livre et les lecteurs ; la scène autobiographique générique produite par le genre narratif autobiographique, non pas autrement, a soutenu les êthé soulevés avec le caractère et la corporalité (MAINGUENEAU, 2014, 2013) qui ne seraient possibles, nous croyons, que par une autobiographie, étant une narration de celui a vécu l’histoire qu'il raconte, et non de celui qui l’a juste remarqué et narré. Ainsi, ces êthé évoqués s’associent aux images de: conformé, accommodé, critique, réfléchi, engagé, conscient des obstacles de l'enseignement, sérieux, insatisfait, entre autres. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
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