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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33108
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Título : | Audiências ativas no Brasil e Espanha: telejornalismo e colaboração |
Autor : | ALVES, Kellyanne Carvalho |
Palabras clave : | Audiências ativas; Telejornalismo; Colaboração; Construção da Notícia |
Fecha de publicación : | 25-ene-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | O trabalho analisa a presença das audiências ativas no processo de construção da notícia telejornalística, investigando como o telejornal aproveita a colaboração dessas audiências e se elas auxiliam ou não o trabalho do jornalista na redação. As audiências ativas são um fenômeno complexo que integram pessoas e grupos sociais ativos, interativos e participativos de colaboradores e cooperadores dos debates sociais, políticos, econômicos e culturais por meio de canais de publicação e compartilhamentos de informações em rede. Nessa definição, não há distinção entre audiências e públicos, mas sim sua integração. Na sociedade contemporânea supercomplexa, existem múltiplos agentes sociais e múltiplas esferas públicas interligadas em redes que se relacionam cada vez mais mediados pelas tecnologias de compartilhamento, conexão e colaboração operando comunicações globais e locais, por meio do que se define como fluxos de influências múltiplas e fluxos de influências recíprocas. As audiências ativas fazem parte desses agentes sociais como gerador/mediador desses fluxos. Nesse estudo comparativo, fez-se uma análise de dois principais telejornais das emissoras privadas abertas do Brasil, “Jornal Nacional” (Rede Globo) e “Jornal da Record” (Rede Record); e da Espanha, “Informativo 21h” (Telecinco) e “Notícias 2” (Antena 3). Verifica-se que essa relação de colaboração vai se estabelecendo com as entradas do material compartilhado que vão se firmando como matéria-prima para a elaboração de parte da notícia televisiva. Propõe-se a hipótese que as audiências ativas, ao colaborarem com o telejornal, tornam-se uma fonte ativa e trazem novos contornos ao processo produtivo televisivo, como o processo de verificação associativa desse material pelo jornalista. Esse processo é a maneira que o jornalista encontrou para manter o rigor de pesquisa, apuração, checagem, confrontação e avaliação das informações do material e de suas fontes ativas durante a produção da notícia televisiva. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33108 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Comunicação |
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