Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33108

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPEREIRA JUNIOR, Alfredo Eurico Vizeu-
dc.contributor.authorALVES, Kellyanne Carvalho-
dc.date.accessioned2019-09-17T21:24:14Z-
dc.date.available2019-09-17T21:24:14Z-
dc.date.issued2019-01-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33108-
dc.description.abstractO trabalho analisa a presença das audiências ativas no processo de construção da notícia telejornalística, investigando como o telejornal aproveita a colaboração dessas audiências e se elas auxiliam ou não o trabalho do jornalista na redação. As audiências ativas são um fenômeno complexo que integram pessoas e grupos sociais ativos, interativos e participativos de colaboradores e cooperadores dos debates sociais, políticos, econômicos e culturais por meio de canais de publicação e compartilhamentos de informações em rede. Nessa definição, não há distinção entre audiências e públicos, mas sim sua integração. Na sociedade contemporânea supercomplexa, existem múltiplos agentes sociais e múltiplas esferas públicas interligadas em redes que se relacionam cada vez mais mediados pelas tecnologias de compartilhamento, conexão e colaboração operando comunicações globais e locais, por meio do que se define como fluxos de influências múltiplas e fluxos de influências recíprocas. As audiências ativas fazem parte desses agentes sociais como gerador/mediador desses fluxos. Nesse estudo comparativo, fez-se uma análise de dois principais telejornais das emissoras privadas abertas do Brasil, “Jornal Nacional” (Rede Globo) e “Jornal da Record” (Rede Record); e da Espanha, “Informativo 21h” (Telecinco) e “Notícias 2” (Antena 3). Verifica-se que essa relação de colaboração vai se estabelecendo com as entradas do material compartilhado que vão se firmando como matéria-prima para a elaboração de parte da notícia televisiva. Propõe-se a hipótese que as audiências ativas, ao colaborarem com o telejornal, tornam-se uma fonte ativa e trazem novos contornos ao processo produtivo televisivo, como o processo de verificação associativa desse material pelo jornalista. Esse processo é a maneira que o jornalista encontrou para manter o rigor de pesquisa, apuração, checagem, confrontação e avaliação das informações do material e de suas fontes ativas durante a produção da notícia televisiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAudiências ativaspt_BR
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectConstrução da Notíciapt_BR
dc.titleAudiências ativas no Brasil e Espanha: telejornalismo e colaboraçãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDÍAZ NOCI, Javier-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7531831883198430pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9544888901677710pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe work analyses the presence of the active audiences in the process of construction of the telejournalistic news, investigating how the newscast leverages the collaboration of these audiences and whether or not they assist the journalist's work in the essay. Active audiences are a complex phenomenon that integrates people and social groups, active, interactive and participative of employees and co-operators of the social, political, economic and cultural debates through information sharing. In this definition there is no distinction between their integration. In contemporary super complex society there exist multiple social agents and multiple public spheres interconnected in networks that are increasingly mediated by sharing technologies, connection and operating communications collaborating, global and local, through the definition of flows of multiple influences and flows influences reciprocal. Active hearings are part of these social agents as the generator/mediator of these flows. In this comparative study an analysis was made of the two main national television news broadcasters of Brazilian television, “Jornal Nacional” (Rede Globo) and “Jornal da Record” (Rede Record); and Spain, “Informativo 21h” (Telecinco) and “Notícias 2” (Antena 3). It is verified that this collaborative relationship will establishing with the inputs of the shared material that are being established as raw material for the elaboration of parts of the television news. It is proposed the hypothesis that the active audiences when collaborating with the television news become an active source and bring new contours to the television production process, such as the process of associative verification of this material by the journalist. This process is the way the journalist found to maintain the rigour of research, counting, checking, confrontation and evaluation the information of the material and its active sources during the production of television news.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Kellyanne Carvalho Alves.pdf2,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons