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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33096

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Title: Cooperação entre crianças e construção de parcerias privilegiadas em um grupo de brinquedo
Authors: MARQUES, Vivianne Calado Leal
Keywords: Psicologia; Cooperação – Aspectos psicológicos – Centro Municipal de Educação Infantil – Crianças de 3 anos; Cooperação em crianças - Brincadeiras; Psicologia Infantil; Interação social
Issue Date: 27-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A cooperação é um fenômeno interacional relevante para a manutenção de nossa espécie. Ela realça a capacidade humana de compartilhar atenção e intenções com os coespecíficos. O comportamento cooperativo tem implicações na organização social de grupos, na formação de pares mais duradouros, na ajuda e na reciprocidade. Ela impõe desafios cognitivos e afetivos relacionados à compreensão da intencionalidade dos parceiros, bem como à competência de compartilhar intencionalidade. A partir desta compreensão, nosso objetivo foi investigar, por meio de observações sistemáticas, comportamentos de cooperação entre crianças de 3 anos, durante atividades livres em seu grupo de brinquedo, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na cidade de Recife. Elas foram videogravadas semanalmente durante um mês. Realça-se uma compreensão da criança como agente ativo de seu desenvolvimento e da interação social como componente privilegiado desse processo. Os dados foram analisados qualitativamente – análise microgenética de videogravações. Evidenciou-se nos resultados que o comportamento de cooperação interfere nas trocas interativas das crianças e ressaltou-se como este comportamento é influenciado e influencia na relação de ajuda – que precedeu as atividades cooperativas; e nas negociações das brincadeiras entre pares de idade; além de contribuir para as brincadeiras coordenadas cooperativas – à medida que as crianças coordenavam suas interações, compartilhavam de um objeto comum, realizavam uma inversão de papéis e demonstravam uma motivação para ajudar o parceiro em relação a atividade realizada; além de contribuir para a construção de parcerias privilegiadas, a partir da construção de vínculos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33096
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Psicologia

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