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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPEDROSA, Maria Isabel Patrício de Carvalho-
dc.contributor.authorMARQUES, Vivianne Calado Leal-
dc.date.accessioned2019-09-17T20:49:58Z-
dc.date.available2019-09-17T20:49:58Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33096-
dc.description.abstractA cooperação é um fenômeno interacional relevante para a manutenção de nossa espécie. Ela realça a capacidade humana de compartilhar atenção e intenções com os coespecíficos. O comportamento cooperativo tem implicações na organização social de grupos, na formação de pares mais duradouros, na ajuda e na reciprocidade. Ela impõe desafios cognitivos e afetivos relacionados à compreensão da intencionalidade dos parceiros, bem como à competência de compartilhar intencionalidade. A partir desta compreensão, nosso objetivo foi investigar, por meio de observações sistemáticas, comportamentos de cooperação entre crianças de 3 anos, durante atividades livres em seu grupo de brinquedo, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na cidade de Recife. Elas foram videogravadas semanalmente durante um mês. Realça-se uma compreensão da criança como agente ativo de seu desenvolvimento e da interação social como componente privilegiado desse processo. Os dados foram analisados qualitativamente – análise microgenética de videogravações. Evidenciou-se nos resultados que o comportamento de cooperação interfere nas trocas interativas das crianças e ressaltou-se como este comportamento é influenciado e influencia na relação de ajuda – que precedeu as atividades cooperativas; e nas negociações das brincadeiras entre pares de idade; além de contribuir para as brincadeiras coordenadas cooperativas – à medida que as crianças coordenavam suas interações, compartilhavam de um objeto comum, realizavam uma inversão de papéis e demonstravam uma motivação para ajudar o parceiro em relação a atividade realizada; além de contribuir para a construção de parcerias privilegiadas, a partir da construção de vínculos.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectCooperação – Aspectos psicológicos – Centro Municipal de Educação Infantil – Crianças de 3 anospt_BR
dc.subjectCooperação em crianças - Brincadeiraspt_BR
dc.subjectPsicologia Infantilpt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.titleCooperação entre crianças e construção de parcerias privilegiadas em um grupo de brinquedopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3266454230034970pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8994019269268058pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxCooperation is an interactional relevant to the maintenance of our species. It enhances the human capacity to share attention and intentions with the co-specific. The cooperative behavior is implied in the social organization of groups, in the formation of long lasting partnership, in helping others, and in reciprocity. It imposes cognitive and affective challenges related to the understanding of the partner's intentionality as well as the competence to share intentionality. Based on this understanding, our objective was to investigate, through systematic observations, the cooperative behaviors among 3-year-old children during free activities in their toy group at a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) in the city of Recife. They were videotaped weekly for a month. Highlights that child is understood as an active agent of its development and of social interaction as a privileged component of this process. Data were analyzed qualitatively - microgenetic analysis of video recordings. It was evidenced by the results that the cooperative behavior interferes in children’s interactive exchanges and it was emphasized how this behavior is influenced and influences in the aid relationship - that preceded the cooperative activities; and in the play’s negotiations between pairs of age; in addition, it contributes to coordinated and cooperative games - as the children coordinated their interactions, they shared a common object, performed a change in their roles and demonstrated a motivation to help the partner to perform the activity; also it contributes to the construction of privileged partnerships, generated from bond’s construction.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia

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