Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33084

Share on

Title: Efeitos do desenvolvimento da inteligência emocional nos servidores da UFPE participantes do curso de capacitação do Programa Cultivating Emotional Balance (CEB®)
Authors: FRADE, Helen Gomes
Keywords: Bem-estar; Inteligência emocional; Programa CEBr
Issue Date: 31-Oct-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A presente pesquisa está pautada no interesse em contribuir com estudos relacionados à temática do bem-estar dos indivíduos, tomando por base dados que demonstram que parcela significativa da sociedade apresenta quadros de depressão, transtornos de ansiedade, estresse e burnout, sinalizando baixo nível de bem-estar. Nesse contexto, esta dissertação tem como finalidade identificar os efeitos produzidos pelo desenvolvimento da inteligência emocional nas pessoas – mais especificamente nos servidores da UFPE participantes de um curso de capacitação vinculado ao Programa internacional Cultivating Emotional Balance (CEB®), ofertado pela referida Universidade. A realização do estudo leva em consideração que essa pesquisa é vinculada à UFPE e também que o Programa CEB® tem como objetivo ajudar o participante a aprender como cultivar níveis elevados e não condicionados de bem-estar e equilíbrio emocional. Na estratégia metodológica, foi utilizada a aplicação de questionários e de entrevistas com os servidores da UFPE que participaram da referida capacitação. O processamento dos dados obtidos resultou em cinco índices, sendo um deles um índice geral que possibilita identificar os efeitos do curso nos participantes, juntamente com as informações extraídas das entrevistas. Observou-se que a capacitação, de forma geral, proporcionou benefícios aos participantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33084
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Helen Gomes Frade.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons