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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33016
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Título: | A relação entre conteúdos matemáticos e o campesinato na formação de professores de matemática em cursos de licenciatura em educação do campo |
Autor(es): | LIMA, Aldinete Silvino de |
Palavras-chave: | Educação do campo; Licenciatura em educação do campo; Formação de professores de matemática; Educação de matemática crítica; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 5-Set-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A pesquisa tem por objetivo compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Para fundamentá-la, apoiamo-nos nos referenciais teóricos da Educação do Campo e das referidas licenciaturas, da formação de professores de Matemática e da Educação Matemática Crítica, o que nos permitiu delimitar o diálogo, a investigação e a crítica como categorias analíticas. Para produzir os dados, analisamos os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos (PPC) de três universidades públicas localizadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, entrevistamos oito professores formadores e observamos aulas de três componentes curriculares ministrados nestes cursos. A análise dos PPC mostra que a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato está presente nos projetos dos três cursos, sobretudo, nos objetivos, no perfil do egresso e na organização curricular. As entrevistas com os professores formadores revelam também que esta relação é central para a formação de professores de Matemática e que o diálogo, a investigação e a crítica são elementos constituintes desta relação. No entanto, a análise das aulas observadas evidencia que estes elementos ainda são tratados de modo incipiente nas atividades matemáticas propostas pelos professores, apontando para a necessidade de um melhor alinhamento entre a prescrição e a formação. Ao concluir a tese, propomos alguns ambientes de aprendizagem passíveis de serem trabalhados na formação de professores de Matemática da Licenciatura em Educação do Campo, na perspectiva do diálogo, da investigação e da crítica visando à transformação humana e social. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33016 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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