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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32972

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Título: O lugar do ensino da Libras nos cursos de Licenciatura em Educação Física nas Instituições de Ensino Superior no estado de Pernambuco
Autor(es): FERREIRA JÚNIOR, Amauri Leão
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Educação Física; Língua Brasileira de Sinais; Ensino
Data do documento: 19-Jun-2019
Citação: FERREIRA JÚNIOR, A. L.
Abstract: O ensino da Libras nos cursos de Licenciatura em Educação Física no estado de Pernambuco ainda esta ganhando seu espaço, mesmo com a difusão na sociedade a língua ainda não tem sido reconhecida de maneira efetiva nos meios acadêmicos, devido alguns fatores que permeiam esse processo, atentando para a realização de medidas para que alterem esse quadro. O presente estudo busca analisar os determinantes sócio-históricos do ensino da Libras no Brasil afim de compreender o papel que a Língua ocupa na formação de professores de Educação Física em Pernambuco. O presente trabalho trata-se de uma Análise Documental. Primeiramente, realizamos um levantamento das instituições de ensino superior que ofertam o curso de Licenciatura em Educação Física no estado de Pernambuco. Logo após, foram listadas quais instituições ofertavam a disciplina de Libras na sua formação acadêmica, sendo estabelecida através da análise da grade curricular dos cursos. Em seguida, foi realizada uma busca nos repositórios das instituições pesquisadas para verificar quais dessas produziram trabalhos relacionados a Libras nos últimos anos. As análises até então realizadas, nos proporcionaram o desenvolvimento de um estudo reflexivo dos dados obtidos para entendermos os pressupostos acerca do ensino da Libras nas instituições de Ensino Superior no estado de Pernambuco. Por fim, a pesquisa possibilitou o entendimento sobre os determinantes sócio-históricos do ensino da Libras no Brasil e sua contribuição para a formação de professores e educação dos surdos em Pernambuco, assim como compreender os aspectos envolvidos no ensino da língua nas instituições de ensino superior no estado e refletir sobre o processo histórico de ensino no país enquanto política de inclusão prevista por lei. Desta maneira, devemos lutar ainda mais por políticas que garantam espaço para o crescimento da Libras no nosso país, fazendo com que toda a população conheça a língua como meio um grande meio de inclusão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32972
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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