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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32972

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorFERREIRA JÚNIOR, Amauri Leão-
dc.date.accessioned2019-09-16T21:13:51Z-
dc.date.available2019-09-16T21:13:51Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.date.submitted2019-09-16-
dc.identifier.citationFERREIRA JÚNIOR, A. L.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32972-
dc.description.abstractO ensino da Libras nos cursos de Licenciatura em Educação Física no estado de Pernambuco ainda esta ganhando seu espaço, mesmo com a difusão na sociedade a língua ainda não tem sido reconhecida de maneira efetiva nos meios acadêmicos, devido alguns fatores que permeiam esse processo, atentando para a realização de medidas para que alterem esse quadro. O presente estudo busca analisar os determinantes sócio-históricos do ensino da Libras no Brasil afim de compreender o papel que a Língua ocupa na formação de professores de Educação Física em Pernambuco. O presente trabalho trata-se de uma Análise Documental. Primeiramente, realizamos um levantamento das instituições de ensino superior que ofertam o curso de Licenciatura em Educação Física no estado de Pernambuco. Logo após, foram listadas quais instituições ofertavam a disciplina de Libras na sua formação acadêmica, sendo estabelecida através da análise da grade curricular dos cursos. Em seguida, foi realizada uma busca nos repositórios das instituições pesquisadas para verificar quais dessas produziram trabalhos relacionados a Libras nos últimos anos. As análises até então realizadas, nos proporcionaram o desenvolvimento de um estudo reflexivo dos dados obtidos para entendermos os pressupostos acerca do ensino da Libras nas instituições de Ensino Superior no estado de Pernambuco. Por fim, a pesquisa possibilitou o entendimento sobre os determinantes sócio-históricos do ensino da Libras no Brasil e sua contribuição para a formação de professores e educação dos surdos em Pernambuco, assim como compreender os aspectos envolvidos no ensino da língua nas instituições de ensino superior no estado e refletir sobre o processo histórico de ensino no país enquanto política de inclusão prevista por lei. Desta maneira, devemos lutar ainda mais por políticas que garantam espaço para o crescimento da Libras no nosso país, fazendo com que toda a população conheça a língua como meio um grande meio de inclusão.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO lugar do ensino da Libras nos cursos de Licenciatura em Educação Física nas Instituições de Ensino Superior no estado de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coOLIVEIRA, Rafaela Alcântara Barros de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of Libras in undergraduate courses in Physical Education in the state of Pernambuco is still gaining its space, even with the diffusion in society the language has not yet been recognized in an effective way in the academic circles, due to some factors that permeate this process, for measures to change that framework. The present study seeks to analyze the socio-historical determinants of the teaching of Libras in Brazil in order to understand the role that Language occupies in the training of Physical Education teachers in Pernambuco. This paper is about a Documentary Analysis. Firstly, we conducted a survey of higher education institutions offering a Licentiate degree in Physical Education in the state of Pernambuco. Soon after, they were listed which institutions offered the discipline of Libras in its academic formation, being established through the analysis of the curricular grade of the courses. Then, a search was made in the repositories of the researched institutions to verify which of these produced works related to Libras in recent years. The analyzes carried out so far have provided us with the development of a reflexive study of the data obtained to understand the assumptions about the teaching of Libras in higher education institutions in the state of Pernambuco. Finally, the research made possible the understanding of the socio-historical determinants of the teaching of Libras in Brazil and its contribution to teacher education and education of the deaf in Pernambuco, as well as to understand the aspects involved in language teaching in higher education institutions in the state and reflect on the historical process of teaching in the country as an inclusion policy provided by law. In this way, we must fight even more for policies that guarantee space for the growth of Libras in our country, making the whole population know the language as a means of great inclusion.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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