Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32951

Compartilhe esta página

Título: Como a literatura pode despertar os processos de experiência e formação : perspectivas de Jorge Larrosa
Autor(es): MENDES JÚNIOR, Sérgio de Corrêa
Palavras-chave: Leitura; Livros e leitura na literatura; Leitores – Reação crítica; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 29-Out-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A questão da importância da leitura, principalmente da leitura literária, muito vem sendo discutida nos últimos anos, autores como Tzevetan Todorov, Antoine Compagnon, Gabriel Perissé, Alberto Manguel, Italo Calvino e Jorge Larrosa, vem discutindo tal tema arduamente, tentando mostrar sua relevência em tempos onde a leitura não vem sendo bem praticada. É ponto comum entre estes autores, criticar a forma como a atualidade não possui espaço para a leitura de textos literários, e como esta arte, ler, vem se tornando algo com um caráter apenas informativo, sendo negado, assim, um dos maiores potenciais da leitura, a capacidade de despertar os processos de subjetivação, formação do sujeito. Sobre tal tema, Jorge Larrosa vem se destacando em suas produções, ao publicar ao longo dos últimos vinte anos diversas obras acerca deste. Filósofo da Educação da Universidade de Barcelona, Larrosa discute em diversas obras a importância da leitura na sociedade atual, bem como, tentando mostrar um caminho tornaria a leitura uma parte muito importante de nossa formação. Este trabalho visa a compreensão da perspectiva de Jorge Larrosa sobre o potencial que a leitura de textos literários possui no despertar dos processos de subjetivação, neste caso, a capacidade que esta leitura possui em gerar processos de experiência, interferindo assim na formação do sujeito. Para isso, é necessário compreender os conceitos fundamentais apresentados em suas obras: Formação, Experiência, Leitura, Leitor e Sujeito. Estes temas serão contextualizados com outros autores, para uma melhor percepção de sua importância e compreensão dos mesmos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32951
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Sérgio de Corrêa Mendes Júnior.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons