Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32951

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRAYNER, Flávio Henrique Albert-
dc.contributor.authorMENDES JÚNIOR, Sérgio de Corrêa-
dc.date.accessioned2019-09-16T19:05:04Z-
dc.date.available2019-09-16T19:05:04Z-
dc.date.issued2015-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32951-
dc.description.abstractA questão da importância da leitura, principalmente da leitura literária, muito vem sendo discutida nos últimos anos, autores como Tzevetan Todorov, Antoine Compagnon, Gabriel Perissé, Alberto Manguel, Italo Calvino e Jorge Larrosa, vem discutindo tal tema arduamente, tentando mostrar sua relevência em tempos onde a leitura não vem sendo bem praticada. É ponto comum entre estes autores, criticar a forma como a atualidade não possui espaço para a leitura de textos literários, e como esta arte, ler, vem se tornando algo com um caráter apenas informativo, sendo negado, assim, um dos maiores potenciais da leitura, a capacidade de despertar os processos de subjetivação, formação do sujeito. Sobre tal tema, Jorge Larrosa vem se destacando em suas produções, ao publicar ao longo dos últimos vinte anos diversas obras acerca deste. Filósofo da Educação da Universidade de Barcelona, Larrosa discute em diversas obras a importância da leitura na sociedade atual, bem como, tentando mostrar um caminho tornaria a leitura uma parte muito importante de nossa formação. Este trabalho visa a compreensão da perspectiva de Jorge Larrosa sobre o potencial que a leitura de textos literários possui no despertar dos processos de subjetivação, neste caso, a capacidade que esta leitura possui em gerar processos de experiência, interferindo assim na formação do sujeito. Para isso, é necessário compreender os conceitos fundamentais apresentados em suas obras: Formação, Experiência, Leitura, Leitor e Sujeito. Estes temas serão contextualizados com outros autores, para uma melhor percepção de sua importância e compreensão dos mesmos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLivros e leitura na literaturapt_BR
dc.subjectLeitores – Reação críticapt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleComo a literatura pode despertar os processos de experiência e formação : perspectivas de Jorge Larrosapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0942466273075850pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0395265190671613pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe question of the importance of reading, mainly literary reading, much has been discussed in recent years, authors like Tzevetan Todorov, Antoine Compagnon, Gabriel Perissé, Alberto Manguel, Italo Calvino and Jorge Larrosa, has been discussing this theme hard, trying to show their importance in times where reading has not been well practiced. It is common ground between these authors criticize the way the present time does not have room for the reading of literary texts, and how this art, read, is becoming something with an informative only, and denied thus one of the greatest potentials reading, the ability to awaken the subjective processes, formation of the subject. On this theme, Jorge Larrosa has stood out in their productions in publishing over the last twenty years several works about this. Philosopher of Education, University of Barcelona, Larrosa discussed in several works the importance of reading in today's society as well, trying to show a way to make reading a very important part of our training. This work aims at understanding the Jorge Larrosa perspective on the potential that the reading of literary texts has in the wake of subjective processes, in this case, the ability of this reading has experience in generating processes, thus interfering with the formation of the subject. For this, you must understand the fundamental concepts presented in his works: Formation, Experience, Reading, Reader and Subject. These themes will be contextualized with other authors, for a better understanding of their importance and understanding of them.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Sérgio de Corrêa Mendes Júnior.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons