Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3292
Título: O gosto dos outros: consumo, cultura pop e internet na crítica de cinema de Pernambuco
Autor(es): CARREIRO, Rodrigo Octávio D'Azevedo
Palavras-chave: Crítica de cinema; Jornalismo; Pós-modernidade; Cultura pop; Consumo; Internet
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Octávio D'Azevedo Carreiro, Rodrigo; Freire Prysthon, Ângela. O gosto dos outros: consumo, cultura pop e internet na crítica de cinema de Pernambuco. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: A crítica de cinema, exercida nos meios de comunicação que utilizam a linguagem escrita (jornais, revistas e sites na internet), atravessa uma crise. O objetivo deste trabalho é realizar uma leitura histórica da trajetória da crítica jornalística de cinema em Pernambuco, durante todo o século XX, no sentido de identificar os desvios de rota a que ela foi submetida. Parto do pressuposto de que as causas da crise não estão localizadas apenas em Pernambuco; a crítica local apenas reverberou uma crise global da crítica. A indústria cultural, o dilema entre alta cultura e cultura de massa, a ascensão da juventude à posição de categoria hegemônica no mapa do consumo pós-moderno, a cultura pop; todos esses fatores ajudam na consolidação da crise, materializada na homogeneização de forma e conteúdo dos textos críticos. Dentro desse panorama, o ciberespaço será visto, ao mesmo tempo, como último estágio da padronização da crítica e como estrutura tecnológica que possibilita a reestruturação da esfera pública. Isso traria à crítica a retomada de sua função original de resistência cultural. Para realizar essa análise, traço um panorama histórico da interseção entre crítica, cinema e jornalismo. As teorias críticas, pós-modernas, os estudos do cinema, do jornalismo e do ciberespaço fornecem a moldura teórica da dissertação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3292
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4566_1.pdf797,76 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.