Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3292
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PRYSTHON, Ângela Freire | pt_BR |
dc.contributor.author | CARREIRO, Rodrigo Octávio D'Azevedo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T16:29:54Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T16:29:54Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Octávio D'Azevedo Carreiro, Rodrigo; Freire Prysthon, Ângela. O gosto dos outros: consumo, cultura pop e internet na crítica de cinema de Pernambuco. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3292 | |
dc.description.abstract | A crítica de cinema, exercida nos meios de comunicação que utilizam a linguagem escrita (jornais, revistas e sites na internet), atravessa uma crise. O objetivo deste trabalho é realizar uma leitura histórica da trajetória da crítica jornalística de cinema em Pernambuco, durante todo o século XX, no sentido de identificar os desvios de rota a que ela foi submetida. Parto do pressuposto de que as causas da crise não estão localizadas apenas em Pernambuco; a crítica local apenas reverberou uma crise global da crítica. A indústria cultural, o dilema entre alta cultura e cultura de massa, a ascensão da juventude à posição de categoria hegemônica no mapa do consumo pós-moderno, a cultura pop; todos esses fatores ajudam na consolidação da crise, materializada na homogeneização de forma e conteúdo dos textos críticos. Dentro desse panorama, o ciberespaço será visto, ao mesmo tempo, como último estágio da padronização da crítica e como estrutura tecnológica que possibilita a reestruturação da esfera pública. Isso traria à crítica a retomada de sua função original de resistência cultural. Para realizar essa análise, traço um panorama histórico da interseção entre crítica, cinema e jornalismo. As teorias críticas, pós-modernas, os estudos do cinema, do jornalismo e do ciberespaço fornecem a moldura teórica da dissertação | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Crítica de cinema | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernidade | pt_BR |
dc.subject | Cultura pop | pt_BR |
dc.subject | Consumo | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.title | O gosto dos outros: consumo, cultura pop e internet na crítica de cinema de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo4566_1.pdf | 797,76 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons