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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32843

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Título: Ecologia do saber: o caso da análise combinatória em documentos oficiais e livros didáticos da educação básica
Autor(es): MELO, Marcos André Pereira de
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino; Análise combinatória; Livros didáticos; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 2-Out-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Essa tese teve por objetivo analisar as possíveis relações entre os documentos oficiais e livros didáticos da Educação Básica sobre Análise Combinatório no período das Reformas Campos e Capanema, dos Programas Mínimos de Simões Filho e dos Movimentos da Matemática Moderna e da Educação Matemática. O saber Análise Combinatória antes dos PCN habitava de forma declarativa o 2º ano do Ensino Médio e após os PCN passou a habitar toda Educação Básica. Isso fez com que levantássemos as seguintes questões de pesquisa: Como vive Análise Combinatória nos livros didáticos e nos documentos curriculares da Educação Básica antes dos PCN? Como vive Análise Combinatória nos livros didáticos e nos documentos curriculares da Educação Básica após os PCN? Quando mudam os documentos curriculares, muda o meio de vida da Análise Combinatória nos livros didáticos? Se sim, de que forma? O aporte teórico para responder esses questionamentos e alcançar nossos objetivos está alicerçado pela Teoria da Transposição Didática, Ecologia do Saber e pela Teoria Antropológica do Didático. A metodologia se baseia em uma pesquisa bibliográfica e documental. O procedimento metodológico se baseou em analisar livros didáticos que correspondesse aos programas vigentes de cada reforma, livros didáticos do período do Movimento da Matemática Moderna e para a vigência do Movimento da Educação Matemática, livros didáticos aprovados pelo PNLD e os documentos oficiais da Educação Básica. Os resultados indicaram que no período das reformas os autores de livros didáticos se assujeitavam aos documentos oficiais. Com o surgimento dos PCN e demais documentos oficiais, o saber Análise Combinatória passou a habitar toda Educação Básica se aproximando das orientações dadas pelos documentos (PCNEF, PCNEM, OCEM e PNLD), e assim, avançando em sua organização didática e nas técnicas, porém a ecologia das tarefas permaneceram as mesmas em todo período analisado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32843
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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