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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32823

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Título: A infância no espaçotempo da pré-escola obrigatória: o dizer infantil, experiência e aprenderesfazeres que atravessam o cotidiano das crianças.
Autor(es): SATURNO, Joane Santos do Nascimento
Palavras-chave: Infância (Pernambuco); Ensino pré-escolar (Pernambuco); Percepção em crianças (Pernambuco); Ensino obrigatório (Pernambuco); Educação – Aspectos políticos (Pernambuco)
Data do documento: 30-Jul-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A presente pesquisa versa sobre a infância no espaçotempo da pré-escola obrigatória. Especificamente, com o objetivo geral de compreender como crianças do município de Joaquim Nabuco-PE experienciam suas infâncias nos espaçostempos da pré-escola diante da obrigatoriedade da Educação Infantil a partir dos quatro anos de idade. E com objetivos específicos concernentes a: analisar modos de pensar a infância na intersecção com educação e política em produções científicas brasileiras; identificar cenas e experiências da infância que atravessam as atividades de ensinar e aprender no espaçotempo da pré-escola, mapeando fluxos de acontecimentos, táticas e devires voltados à afirmação da infância; analisar o dizer infantil desde as cenas, os fluxos de acontecimentos e suas próprias experiências acerca da escola, da infância na escola e de seus aprenderesfazeres que atravessam o cotidiano do contexto pré-escolar. Como campo empírico delimitou-se uma instituição de atendimento pré-escolar localizada em Joaquim Nabuco-PE, abarcando crianças do Pré I e II. Para operacionalização do estudo toma-se como referência a infância do pensamento, o caminho das perguntas, acionando como procedimentos metodológicos observações, registros escritos, fotográficos, áudios e filmagens de situações do cotidiano e rodas de conversações com as crianças. Para uma ampliação do olhar utilizaram-se também entrevistas semiestruturadas, relacionadas à temática de estudo, com alguns profissionais da educação. Como abordagem a pesquisa aderiu a uma perspectiva qualitativa e enfoque etnográfico. Para fundamentar os movimentos teóricos defendidos sobre a infância parte-se das contribuições e de encontros com Walter Omar Kohan (2003a, 2003b, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009, 2010, 2011) Walter Omar Kohan et al. (2016), Carlos Skliar (2003, 2012, 2014), Jorge Larrosa (2002, 2006, 2016a, 2016b), Gilles Deleuze (1988, 1992), Deleuze e Guattari (1995, 1996, 1997a, 1997b), Jacques Derrida (2000, 2003, 2005), teóricos que apresentam uma perspectiva que aposta na infância do devir, que produz para além do instituído e que provoca o pensamento. Para o entendimento dos jogos de forças que permeiam o cotidiano e as instituições escolares, a pesquisa conta com as contribuições de autores como Michel Foucault (1977, 1986, 1987, 2001, 2006, 2008, 2009, 2016) e Michel de Certeau (1994, 1996, 2014). De um modo geral, a partir da imersão e do olhar etnográfico que envolveram esta pesquisa foi possível vislumbrar, como leitura dos dados, a existência de movimentos de vida, de outros possíveis no interior da pré-escola, movimentos para além das leis e dos contratos estabelecidos, afirmados pelas invenções das crianças e da infância.
Descrição: SATURNO, Joane Santos do Nascimento, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: NASCIMENTO, Joane Santos do
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32823
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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