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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32817

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Título : “Primeiro nós somos indígenas e depois nós somos professores”: educação escolar Kambiwá e identidade étnica.
Autor : FERREIRA, Diana Cibele de Assis
Palabras clave : Índios Kambiwá; Índios - Educação; Professores indígenas – Ibimirim (PE); Relações étnicas
Fecha de publicación : 30-ago-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, a legislação brasileira buscou romper com a postura integracionista que visava incorporar os índios à comunidade nacional e os visualizava como uma categoria étnica condenada ao desaparecimento. No campo da educação, foram criadas novas leis, pareceres e normas, com o objetivo de assegurar uma educação escolar indígena específica, intercultural e bilíngue, com organização, estrutura e normas próprias. No estado de Pernambuco, a educação escolar indígena tem sido objeto central de debates e ações do movimento indígena, sobretudo a partir da criação, em 1999, da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (COPIPE), que tem se configurado como um espaço de mobilizações, articulações e trocas de experiências. A presente dissertação versa sobre a educação escolar indígena no contexto dos Kambiwá, povo localizado no Sertão do Moxotó do estado de Pernambuco, entre os municípios de Ibimirim, Inajá e Floresta. A pesquisa teve como objetivo analisar a influência da identidade étnica na prática dos professores e professoras Kambiwá, cuja formação vem sendo realizada principalmente na Licenciatura Intercultural Indígena da UFPE e em algumas faculdades da região. A pesquisa mostrou que, apesar desses processos formativos estarem inclinados ao individualismo, em contraposição à formação étnica, esta voltada para o coletivo, a educação escolar Kambiwá encontra-se orientada pela luta pelos territórios, pelo conhecimento da história do povo e dos seus guerreiros, bem como pela dimensão religiosa, que tem como referência o espaço sagrado da Serra Negra e a prática nos rituais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32817
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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