Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3272
Compartilhe esta página
Título: | A educação cartográfica na formação dos professores de Geografia em Pernambuco |
Autor(es): | Roberto Florêncio de Abreu e Silva, Paulo |
Palavras-chave: | Educação Cartográfica; Analfabetismo Cartográfico; Cartografia Escolar |
Data do documento: | 2004 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Roberto Florêncio de Abreu e Silva, Paulo; Flávia Tenório Carneiro, Andréa. A educação cartográfica na formação dos professores de Geografia em Pernambuco. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. |
Abstract: | A presente pesquisa parte da hipótese de que a situação do analfabetismo cartográfico identificado em estudantes de todos os níveis de ensino tem como principal causa a deficiência da formação do professor com respeito aos conteúdos cartográficos. Na análise das Leis de Diretrizes e Bases da Educação LDB e dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN verifica-se que estes documentos, que servem de base para a construção dos currículos escolares, trazem os conceitos ligados à cartografia como eixos temáticos. Por outro lado, não se observa esta mesma preocupação nas diretrizes curriculares dos cursos que formam os professores, o que se reflete nas matrizes curriculares de cursos de Geografia de Pernambuco, alvo de estudo da pesquisa. A metodologia utilizada no desenvolvimento do trabalho baseou-se na aplicação de questionários para turmas do 1º e 8º períodos de faculdades que formam professores de Geografia e para turmas da 5ª série do ensino fundamental, 1º e 3º anos do ensino médio. A partir dos dados coletados, observou-se uma relação direta entre o conhecimento adquirido pelo professor durante a sua formação e o conhecimento transmitido ao aluno. Por fim, propõe-se conceitos e atividades cartográficas a serem incluídos nos cursos de Geografia com o objetivo de aperfeiçoar a formação do professor e, conseqüentemente, a formação do aluno referente à educação cartográfica |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3272 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo4900_1.pdf | 866,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons