Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3272

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFlávia Tenório Carneiro, Andréa pt_BR
dc.contributor.authorRoberto Florêncio de Abreu e Silva, Paulopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:29:38Z-
dc.date.available2014-06-12T16:29:38Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationRoberto Florêncio de Abreu e Silva, Paulo; Flávia Tenório Carneiro, Andréa. A educação cartográfica na formação dos professores de Geografia em Pernambuco. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3272-
dc.description.abstractA presente pesquisa parte da hipótese de que a situação do analfabetismo cartográfico identificado em estudantes de todos os níveis de ensino tem como principal causa a deficiência da formação do professor com respeito aos conteúdos cartográficos. Na análise das Leis de Diretrizes e Bases da Educação LDB e dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN verifica-se que estes documentos, que servem de base para a construção dos currículos escolares, trazem os conceitos ligados à cartografia como eixos temáticos. Por outro lado, não se observa esta mesma preocupação nas diretrizes curriculares dos cursos que formam os professores, o que se reflete nas matrizes curriculares de cursos de Geografia de Pernambuco, alvo de estudo da pesquisa. A metodologia utilizada no desenvolvimento do trabalho baseou-se na aplicação de questionários para turmas do 1º e 8º períodos de faculdades que formam professores de Geografia e para turmas da 5ª série do ensino fundamental, 1º e 3º anos do ensino médio. A partir dos dados coletados, observou-se uma relação direta entre o conhecimento adquirido pelo professor durante a sua formação e o conhecimento transmitido ao aluno. Por fim, propõe-se conceitos e atividades cartográficas a serem incluídos nos cursos de Geografia com o objetivo de aperfeiçoar a formação do professor e, conseqüentemente, a formação do aluno referente à educação cartográficapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Cartográficapt_BR
dc.subjectAnalfabetismo Cartográficopt_BR
dc.subjectCartografia Escolarpt_BR
dc.titleA educação cartográfica na formação dos professores de Geografia em Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo4900_1.pdf866,26 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons