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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3272
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Flávia Tenório Carneiro, Andréa | pt_BR |
dc.contributor.author | Roberto Florêncio de Abreu e Silva, Paulo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T16:29:38Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T16:29:38Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Roberto Florêncio de Abreu e Silva, Paulo; Flávia Tenório Carneiro, Andréa. A educação cartográfica na formação dos professores de Geografia em Pernambuco. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3272 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa parte da hipótese de que a situação do analfabetismo cartográfico identificado em estudantes de todos os níveis de ensino tem como principal causa a deficiência da formação do professor com respeito aos conteúdos cartográficos. Na análise das Leis de Diretrizes e Bases da Educação LDB e dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN verifica-se que estes documentos, que servem de base para a construção dos currículos escolares, trazem os conceitos ligados à cartografia como eixos temáticos. Por outro lado, não se observa esta mesma preocupação nas diretrizes curriculares dos cursos que formam os professores, o que se reflete nas matrizes curriculares de cursos de Geografia de Pernambuco, alvo de estudo da pesquisa. A metodologia utilizada no desenvolvimento do trabalho baseou-se na aplicação de questionários para turmas do 1º e 8º períodos de faculdades que formam professores de Geografia e para turmas da 5ª série do ensino fundamental, 1º e 3º anos do ensino médio. A partir dos dados coletados, observou-se uma relação direta entre o conhecimento adquirido pelo professor durante a sua formação e o conhecimento transmitido ao aluno. Por fim, propõe-se conceitos e atividades cartográficas a serem incluídos nos cursos de Geografia com o objetivo de aperfeiçoar a formação do professor e, conseqüentemente, a formação do aluno referente à educação cartográfica | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Cartográfica | pt_BR |
dc.subject | Analfabetismo Cartográfico | pt_BR |
dc.subject | Cartografia Escolar | pt_BR |
dc.title | A educação cartográfica na formação dos professores de Geografia em Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação |
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