Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32582
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OSORIO, Mônica Maria | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Alicinez Guerra | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T18:21:41Z | - |
dc.date.available | 2019-09-11T18:21:41Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32582 | - |
dc.description.abstract | A educação alimentar e nutricional é considerada um campo teórico-prático transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa a formação de práticas alimentares saudáveis nas diferentes fases da vida e espaços da sociedade, a partir de estratégias educacionais dialógicas e problematizadoras. No ambiente escolar, destaca-se a necessidade de ações de educação alimentar e nutricional com o envolvimento ativo e participativo de seus atores. Assim, este estudo possui o objetivo de avaliar um processo participativo de construção de estratégias de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisaação, com método qualitativo, realizada no período de fevereiro de 2015 a março de 2016, em uma escola pública estadual da cidade de Olinda, Pernambuco, Brasil. Constitui o elenco de atores participantes deste estudo: o gestor escolar, a coordenação pedagógica, os professores, as merendeiras, o nutricionista e os alunos. A coleta das informações consistiu da observação participante e de grupos focais, dividida em quatro fases: a primeira, exploratória, iniciou-se com a investigação das práticas alimentares dos alunos, da percepção sobre a educação alimentar e nutricional, e da participação dos atores escolares no processo de construção de estratégias de educação alimentar e nutricional; a segunda, encontro dos participantes para a análise crítica das situações-problemas identificadas pelos atores; a terceira, elaboração das estratégias e escolha das ações de educação alimentar e nutricional na escola; a quarta, execução das ações de educação alimentar e nutricional. A avaliação foi realizada durante todas as fases da pesquisa. A análise das informações foi realizada por meio da Análise de Conteúdo Temática, de Bardin. Os principais resultados mostram que as estratégias foram desenvolvidas a partir da reflexão participativa e crítica sobre a realidade alimentar, elencadas em ações relacionadas à gestão da alimentação escolar e ao currículo escolar, que constituíram o plano participativo de estratégias de educação alimentar e nutricional. Seis ações foram executadas com a comunidade escolar: formação do grupo operativo; formação das merendeiras; o dia da família para a saúde e nutrição; debate com os alunos sobre a alimentação saudável; oficina com os alunos sobre o estado nutricional; elaboração e exposição de banners sobre alimentação saudável. As ações foram executadas em um cenário de disposição, corresponsabilização, integração e autonomia, e trouxeram implicações na promoção da alimentação saudável na escola, resultando no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades relacionadas à alimentação e saúde. Os atores escolares puderam refletir, construir e compartilhar conhecimentos sobre a alimentação e a educação alimentar e nutricional no ambiente escolar, a partir do processo participativo construído. Este contribuiu para a sensibilização e tomada de consciência dos atores escolares sobre a prática da educação alimentar e nutricional de forma integrada e ativa, e fortaleceu a autonomia nas escolhas alimentares, favorecendo mudanças cognitivas e comportamentais para a promoção da alimentação saudável. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação alimentar e nutricional | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Hábitos alimentares | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Nutricionista | pt_BR |
dc.title | Construção de estratégias de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar: um processo participativo | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MONTEIRO, Jailma Santos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9180575213548154 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9671375461391765 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Nutricao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Food and nutritional education is considered a transdisciplinary, intersectoral and multiprofessional theoretical-practical field that aims at the formation of healthy food practices in the different phases of life and spaces of society, based on dialogic and problematizing educational strategies. In the school environment, the need for food and nutritional education actions with the active and participative involvement of school actors stands out. Thus, this study aims to evaluate a participatory process of construction of food and nutritional education strategies in the school environment. This is an action research with qualitative method carried out from February 2015 to March 2016, in a state public school of Olinda, Pernambuco, Brazil. The following actors participated in this study: school manager, pedagogical coordination, teachers, school cooks, nutritionist and students. Data collection consisted of participant observation and focus groups, divided into four phases: the first, exploratory, began with the investigation of students' eating habits, perception about food and nutritional education, and participation of school actors in the process of constructing food and nutritional education strategies; the second, meeting of participants for the critical analysis of situations-problems identified by the actors; the third, elaboration of strategies and choice of food and nutritional education actions in school; the fourth, implementation of food and nutrition education actions. Evaluation was carried out during all phases of the research. The analysis of information was performed through the Analysis of Thematic Content of Bardin. The main results show that the strategies were developed based on participatory and critical reflection on the food reality, listed in actions related to school feeding management and school curriculum, which constituted the participatory plan of food and nutritional education strategies. Six actions have been implemented with the school community: formation of the operative group; training of school cooks; family day for health and nutrition; discussion with students about healthy eating; workshop with students on nutritional status; elaboration and exhibition of banners on healthy eating. Actions were implemented in a scenario of helpfulness, co-responsibility, integration and autonomy, and brought implications for the promotion of healthy eating in school, resulting in the development of knowledge and skills related to food and health. School actors were able to reflect, construct and share knowledge about food and nutrition and nutritional education in the school environment based on participatory process. This contributed to the awareness of school actors about the practice of food and nutrition education in an integrated and active way, which strengthened autonomy in food choices, favoring cognitive and behavioral changes to promote healthy eating. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Nutrição |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Alicinez Guerra Albuquerque.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons