Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32465
Compartilhe esta página
Título: | Os Canela-Ramkokamekrá, sentidos e mediação através das relações com seus objetos |
Autor(es): | BARROS, Nilvânia Mirelly Amorim de |
Palavras-chave: | Antropologia; Etnologia; Índios Timbira; Arte indígena; Cultura material; Objetos etnográficos; Museus e coleções etnológicas |
Data do documento: | 8-Mar-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta tese observa a produção da cultura material e imaterial dos Canela Ramkokamekrá diante de um processo de mercantilização, ao ser utilizada como ferramenta para esse povo indígena estabelecer ligações e parcerias com os seus “outros”, como pesquisadores e instituições museais. Como metodologia, a pesquisa partiu do estudo de um conjunto de “coisas” dos índios Canela Ramkokamekrá coletadas por Curt Nimuendajú na primeira metade do século XX, que se encontram na Coleção Carlos Estevão no Museu do Estado de Pernambuco, e da produção atual de trançados e miçangas dos Canela Ramkokamekrá. Nesse caminho, museus se mostraram como mercados, por possibilitarem uma vitrine da cultura indígena, assim como compradores e promotores de cenários propícios para a valorização e venda da produção cultural indígena. Aqui não se optou pela perspectiva patrimonial ou simbólica para olhar os objetos etnográficos, ao contrário, estes foram vistos como meio metodológico privilegiado, pois tais objetos são percebidos como mediadores de relações sociais e vínculos econômicos, a partir dos quais se apresentam como uma possibilidade de compreender melhor as interações dos Canela Ramkokamekrá com os não-indígenas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32465 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Antropologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Nilvânia Mirelly Amorim de Barros.pdf | 7,95 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons