Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32444

Compartilhe esta página

Título: Túnel de vento: um produto educacional acessível
Autor(es): ALMEIDA, Artur Moreira
Palavras-chave: Física (Ensino médio); Túneis aerodinâmicos; Hidrodinâmica
Data do documento: 8-Dez-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O intuito deste trabalho é desenvolver um túnel de vento que possa ser reproduzido para equipar os laboratórios de Física do Ensino Médio e do Ensino Superior. Este aparato experimental é muito útil para observar os fenômenos aerodinâmicos no ensino da Física: os efeitos das equações de Bernoulli e da continuidade. Trata-se de um tema bastante presente e estudado exaustivamente em Hidrodinâmica na Engenharia, mas rapidamente abordado em Física. O túnel de vento tem como um de seus objetivos simular os efeitos do fluido ao redor ou sobre objetos aerodinâmicos. O aparato experimental em desenvolvimento tem custo reduzido e grau médio de complexidade na montagem. O experimento que foi proposto neste trabalho tem como uma das fundamentações o uso da experimentação e a inserção do software ANSYS (Swanson Analysis Systems) como recurso didático para romper e diluir cada vez mais o ensino tradicional. Este trabalho faz parte do projeto de mestrado realizado na Universidade Federal de Pernambuco – CAA em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a Universidade Federal da Paraíba.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32444
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Artur Moreira Almeida.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons