Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32444
Comparte esta pagina
Título : | Túnel de vento: um produto educacional acessível |
Autor : | ALMEIDA, Artur Moreira |
Palabras clave : | Física (Ensino médio); Túneis aerodinâmicos; Hidrodinâmica |
Fecha de publicación : | 8-dic-2017 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | O intuito deste trabalho é desenvolver um túnel de vento que possa ser reproduzido para equipar os laboratórios de Física do Ensino Médio e do Ensino Superior. Este aparato experimental é muito útil para observar os fenômenos aerodinâmicos no ensino da Física: os efeitos das equações de Bernoulli e da continuidade. Trata-se de um tema bastante presente e estudado exaustivamente em Hidrodinâmica na Engenharia, mas rapidamente abordado em Física. O túnel de vento tem como um de seus objetivos simular os efeitos do fluido ao redor ou sobre objetos aerodinâmicos. O aparato experimental em desenvolvimento tem custo reduzido e grau médio de complexidade na montagem. O experimento que foi proposto neste trabalho tem como uma das fundamentações o uso da experimentação e a inserção do software ANSYS (Swanson Analysis Systems) como recurso didático para romper e diluir cada vez mais o ensino tradicional. Este trabalho faz parte do projeto de mestrado realizado na Universidade Federal de Pernambuco – CAA em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a Universidade Federal da Paraíba. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32444 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Artur Moreira Almeida.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons