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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32398
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Title: | Método para desenvolvimento de aplicativos com abordagem de design participativo assistivo - DADPA |
Authors: | COSTA, Daniel Leite Viana |
Keywords: | Ciência da computação; Mídia e interação; Desenvolvimento de software |
Issue Date: | 28-Feb-2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A evolução dos dispositivos móveis proporcionou muitas melhorias, dentre elas estão a miniaturização, aumento da disponibilidade, aumento do poder de processamento e adequação das interfaces ao contexto. Na busca para adequação de uma interface para cada contexto de aplicação, foram empregadas interfaces sensíveis ao toque, em detrimento das interfaces com botões físicos. Isso fez com que se perdesse a sensação tátil da ativação das funcionalidades, fazendo com que idosos e pessoas com deficiências apresentassem maiores dificuldades em interagir com determinados aplicativos. Determinados tamanhos de objetos e gestos a serem executados exigem habilidades, as quais muitas vezes não podem ser atendidas por esse público, deixandoo excluído de ferramentas que poderiam proporcionar uma qualidade de vida melhor. Com o objetivo de reduzir a exclusão de pessoas com deficiência na utilização dessas facilidades, foi desenvolvido o método DADPA (Desenvolvimento de Aplicativos com Abordagem de Design Participativo Assistivo). Este oferece diretrizes para o desenvolvimento colaborativo de aplicativos para pessoas com paralisia cerebral, permitindo que participem do desenvolvimento e externalizem seu conhecimento intrínseco para a criação de aplicativos que busquem atender as suas demandas e expectativas, bem como atender às características motoras dos participantes. São utilizados elementos de comunicação alternativa a fim de possibilitar aos participantes com deficiência se comunicarem de forma não verbal, por meio da utilização de pictogramas, questionários da forma Sim/Não, ou por meio de apontamento no protótipo. O DADPA é um método que utiliza a abordagem do Design Participativo, consistindo de seis etapas: Avaliação dos participantes; Análise de Viabilidade; Especificação Detalhada da Solução; Adequação dos Gestos; Prototipação; e Avaliação. Com a finalidade de avaliar esse método, foi desenvolvido um estudo de caso com a participação de terapeutas, programadores e pessoas com deficiência. Ao final do desenvolvimento foi desenvolvido um protótipo para auxílio aos participantes para a sala de aula, o ASA - Aplicativo de Suporte ao Aluno, bem como a criação e adaptação de gestos pelos participantes com deficiência. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32398 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Ciência da Computação |
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