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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32398

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Fernando da Fonseca de-
dc.contributor.authorCOSTA, Daniel Leite Viana-
dc.date.accessioned2019-09-10T16:46:09Z-
dc.date.available2019-09-10T16:46:09Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32398-
dc.description.abstractA evolução dos dispositivos móveis proporcionou muitas melhorias, dentre elas estão a miniaturização, aumento da disponibilidade, aumento do poder de processamento e adequação das interfaces ao contexto. Na busca para adequação de uma interface para cada contexto de aplicação, foram empregadas interfaces sensíveis ao toque, em detrimento das interfaces com botões físicos. Isso fez com que se perdesse a sensação tátil da ativação das funcionalidades, fazendo com que idosos e pessoas com deficiências apresentassem maiores dificuldades em interagir com determinados aplicativos. Determinados tamanhos de objetos e gestos a serem executados exigem habilidades, as quais muitas vezes não podem ser atendidas por esse público, deixandoo excluído de ferramentas que poderiam proporcionar uma qualidade de vida melhor. Com o objetivo de reduzir a exclusão de pessoas com deficiência na utilização dessas facilidades, foi desenvolvido o método DADPA (Desenvolvimento de Aplicativos com Abordagem de Design Participativo Assistivo). Este oferece diretrizes para o desenvolvimento colaborativo de aplicativos para pessoas com paralisia cerebral, permitindo que participem do desenvolvimento e externalizem seu conhecimento intrínseco para a criação de aplicativos que busquem atender as suas demandas e expectativas, bem como atender às características motoras dos participantes. São utilizados elementos de comunicação alternativa a fim de possibilitar aos participantes com deficiência se comunicarem de forma não verbal, por meio da utilização de pictogramas, questionários da forma Sim/Não, ou por meio de apontamento no protótipo. O DADPA é um método que utiliza a abordagem do Design Participativo, consistindo de seis etapas: Avaliação dos participantes; Análise de Viabilidade; Especificação Detalhada da Solução; Adequação dos Gestos; Prototipação; e Avaliação. Com a finalidade de avaliar esse método, foi desenvolvido um estudo de caso com a participação de terapeutas, programadores e pessoas com deficiência. Ao final do desenvolvimento foi desenvolvido um protótipo para auxílio aos participantes para a sala de aula, o ASA - Aplicativo de Suporte ao Aluno, bem como a criação e adaptação de gestos pelos participantes com deficiência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectMídia e interaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de softwarept_BR
dc.titleMétodo para desenvolvimento de aplicativos com abordagem de design participativo assistivo - DADPApt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5427947593501744pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7076371974874150pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxThe evolution of mobile devices has provided many improvements. Amongst them are miniaturization, increased availability, increased processing power and adaptability of the interfaces to the context. In the search for adaptation of an interface to each application context, touch interfaces were employed, to the detriment of interfaces with physical buttons. This has provoked loss of the tactile feeling by activating features, making it for older people and people with disabilities more difficult to interact with certain applications. Certain sizes of objects and gestures to be executed require skills, which often cannot be met by this audience, leaving them excluded from tools that could provide a better quality of life. In order to reduce the exclusion of people with disabilities in the use of these facilities, the DADPA (Application Development with Participative Assistive Design Approach) method was developed. It provides guidelines for the collaborative development of applications for people with cerebral palsy, allowing them to participate in development and outsource their intrinsic knowledge to the creation of applications that seek to meet their demands and expectations, as well as to meet the motor characteristics of the participants. Alternative communication elements are used in order to enable participants with disabilities to communicate in a non-verbal way, through the use of pictograms, questionnaires of the Yes/No form, or by means of a note in the prototype. DADPA is a method that uses the Participative Design approach, consisting of six steps: Evaluation of participants; Viability analysis; Detailed Solution Specification; Adaptation of Gestures; Prototyping; and Evaluation. In order to evaluate this method, a case study was developed with therapists, programmers and disabled people. At the end of the development, a prototype was built to assist participants in the classroom, the ASA - Student Support Application, as well as the creation and adaptation of gestures by participants with disabilities.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Computação

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