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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32286
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Título : | As interações entre contexto e universidade: estudo da unidade acadêmica de uma universidade pública federal |
Autor : | CORDEIRO, Wagner Marques |
Palabras clave : | Contexto social; Interações contextuais; Mudanças organizacionais |
Fecha de publicación : | 15-jun-2018 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Pesquisa histórico-longitudinal, analisa as interações empreendidas entre a Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o seu contexto social em situações de mudanças organizacionais. Mais especificamente, identifica os elementos que caracterizam o contexto e as principais mudanças organizacionais vivenciadas pela UAG/UFRPE, desde foi criada, e como os elementos contextuais influenciam e são influenciados nos processos de mudanças. O objeto deste estudo é o contexto social da UAG/UFRPE, descrito com base nos seus elementos constitutivos: ambiente competitivo, stakeholders e fatores contextuais. Na coleta de dados, adotou-se a triangulação metodológica sequencial e os dados foram analisados com base na análise de conteúdo. Relativo ao ambiente competitivo, além das 10 instituições que atuam na região por intermédio do ensino a distância, a pesquisa id entificou duas instituições de ensino presencial privadas e duas públicas, as quais, de algum modo, disputam as demandas do mercado regional com a UAG/UFRPE. Caracterizam-se como principais stakeholders da UAG/UFRPE: o governo, a comunidade e as entidades organizadas. Foram identificadas quatro categorias de fatores contextuais não humanos que interagem com a UAG/UFRPE: os dispositivos legais, os programas/planos institucionais, as condições geográficas e as tecnologias de produção agroecológias. Foram evidenciadas quatro mudanças organizacionais ao longo da consolidação da UAG/UFRPE: aquisição de espaço físico próprio; criação de novos cursos de graduação; criação de um Núcleo de Estudos de ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia e Agricultura familiar e camponesa; e a criação de cursos de pós-graduação stricto sensu. Os processos de mudança foram conduzidos por meio de ações proativas e autodirigidas pela alta administração da UAG/UFRPE, mediante apoio da equipe de professores e técnico-administrativos. Além de assumir protagonismo nas mudanças, a UAG/UFRPE destacou-se por se colocar como construtora de laços institucionais que se consolidaram como verdadeiros canais para as ações de ensino, pesquisa e extensão, gerando relação de reciprocidade com o contexto social, a partir do estímulo à prática social do conhecimento, com ênfase na investigação de problemas do mundo real. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32286 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
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