Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32286
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PRESSER, Nadi Helena | - |
dc.contributor.author | CORDEIRO, Wagner Marques | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-05T21:29:51Z | - |
dc.date.available | 2019-09-05T21:29:51Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32286 | - |
dc.description.abstract | Pesquisa histórico-longitudinal, analisa as interações empreendidas entre a Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o seu contexto social em situações de mudanças organizacionais. Mais especificamente, identifica os elementos que caracterizam o contexto e as principais mudanças organizacionais vivenciadas pela UAG/UFRPE, desde foi criada, e como os elementos contextuais influenciam e são influenciados nos processos de mudanças. O objeto deste estudo é o contexto social da UAG/UFRPE, descrito com base nos seus elementos constitutivos: ambiente competitivo, stakeholders e fatores contextuais. Na coleta de dados, adotou-se a triangulação metodológica sequencial e os dados foram analisados com base na análise de conteúdo. Relativo ao ambiente competitivo, além das 10 instituições que atuam na região por intermédio do ensino a distância, a pesquisa id entificou duas instituições de ensino presencial privadas e duas públicas, as quais, de algum modo, disputam as demandas do mercado regional com a UAG/UFRPE. Caracterizam-se como principais stakeholders da UAG/UFRPE: o governo, a comunidade e as entidades organizadas. Foram identificadas quatro categorias de fatores contextuais não humanos que interagem com a UAG/UFRPE: os dispositivos legais, os programas/planos institucionais, as condições geográficas e as tecnologias de produção agroecológias. Foram evidenciadas quatro mudanças organizacionais ao longo da consolidação da UAG/UFRPE: aquisição de espaço físico próprio; criação de novos cursos de graduação; criação de um Núcleo de Estudos de ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia e Agricultura familiar e camponesa; e a criação de cursos de pós-graduação stricto sensu. Os processos de mudança foram conduzidos por meio de ações proativas e autodirigidas pela alta administração da UAG/UFRPE, mediante apoio da equipe de professores e técnico-administrativos. Além de assumir protagonismo nas mudanças, a UAG/UFRPE destacou-se por se colocar como construtora de laços institucionais que se consolidaram como verdadeiros canais para as ações de ensino, pesquisa e extensão, gerando relação de reciprocidade com o contexto social, a partir do estímulo à prática social do conhecimento, com ênfase na investigação de problemas do mundo real. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Contexto social | pt_BR |
dc.subject | Interações contextuais | pt_BR |
dc.subject | Mudanças organizacionais | pt_BR |
dc.title | As interações entre contexto e universidade: estudo da unidade acadêmica de uma universidade pública federal | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3935625622071184 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7300520149420928 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordeste | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper is a historical-longitudinal research, which aims at analyzing the interactions between the Academic Unit of Garanhuns (UAG), a university campus, linked to the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), and its social context, when the before mentioned institution (UAG) is involved in situations of organizational changes. More specifically, we have focused on the identification of the elements that characterize the context and the main organizational changes, experienced by UAG / UFRPE, since its inauguration, and how these contextual elements influence as well as are influenced, in the processes of change. Thus, the object of this study is the social context of UAG / UFRPE, described on the basis of its constituent elements: competitive environment, stakeholders and contextual factors. For the data collection, we have implemented a sequential methodological triangulation, so that data were analyzed, based on content analysis. Regarding the competitive environment, in addition to the 10 (ten) institutions, which operate in the region, through distance education, the research has identified 02 (two) private presential teaching institutions, and 02 (two) public ones. The aforementioned institutions somehow dispute the demands of the regional market with UAG / UFRPE. We were able to point out, as the main stakeholders of UAG / UFRPE: the government, the community and organized entities. We have also identified four categories of nonhuman contextual factors, which interact with UAG / UFRPE, namely: legal provisions, institutional and programs plans, geographical conditions and agro-ecological production technologies. We have managed to detect three organizational changes, during the UAG / UFRPE consolidation: acquisition of its own physical space, creation of new undergraduate courses and creation of a study nucleus of teaching, research and extension studies in agroecology, as well as in family and peasant agriculture, the so-called Agrofamiliar. The processes of change were conducted through proactive and self-directed actions, carried out by the top management of UAG / UFRPE, supported by a team of professors and technical-administrative staff. In addition to assuming a leading role in the changes, UAG / UFRPE stood out as a constructor of institutional bonds which have been consolidated as actual channels for teaching, research and extension actions, and, therefore, generating a reciprocal relationship with the social context, highlighted by the stimulus to the social practice of knowledge, with emphasis on the investigation of real-world problems. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Wagner Marques Cordeiro.pdf | 7,96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons