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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32214

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Title: Educação financeira nos anos iniciais do ensino fundamental: como tem ocorrido na sala de aula?
Authors: OLIVEIRA, Anaelize dos Anjos
Keywords: Matemática financeira - Estudo e ensino; Ensino fundamental; Prática de ensino; UFPE - Pós-graduação
Issue Date: 3-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente estudo se propôs a analisar como o trabalho com a Educação Financeira (EF) vem sendo abordado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, participaram da pesquisa uma supervisora e duas professoras, uma do 4º ano e uma do 5º ano de uma escola da rede privada da cidade do Recife. Realizamos entrevistas semiestruturadas com as participantes e, posteriormente, foram feitas observações de oito aulas de EF, sendo quatro aulas em cada turma. Foram realizadas análises qualitativas, dialogando com os autores que discutem sobre a EF de forma mais geral e a partir dos ambientes de aprendizagem de Skovsmose (2000). Como resultados, aponta-se que a inserção da temática no ambiente escolar foi realizada a partir da compra de um programa de EF fornecido pelo Grupo DSOP de Educação Financeira, que consistia em livros didáticos e paradidáticos específicos de EF e que fornecia formações também acerca da temática. Tanto o material didático adotado quanto a formação realizada com os docentes, propagavam uma EF limitada às finanças pessoais em um viés de consumo, de “poupar hoje para comprar amanhã”. Apesar dos direcionamentos do material adotado, as professoras participantes demonstram compreender a EF em uma perspectiva mais abrangente, reflexiva e crítica. Foi visto por parte das professoras um esforço em realizar um trabalho com a EF partindo da ampliação de atividades sem ficar restrito a apenas o livro didático de EF. A discussão de temas que extrapolam o poupar e o consumo de bens supérfluos, como o consumo consciente de energia elétrica, a compreensão do querer versus o precisar ao trabalhar o respeito ao sonho do outro, os significados construídos pelos alunos na tomada de decisão sobre as situações de lucro e prejuízo, explicitaram os entendimentos e a importância conferida à temática pelas docentes. Outro resultado importante, no presente estudo, é a perceptível mudança do paradigma do exercício, no qual se encontravam todas as atividades (as que foram analisadas) do modo como estavam postas nos livros didáticos, para os cenários para investigação, a partir da condução adotada pelas professoras analisadas. Um exercício que se transforma em cenários para investigação pela ação do professor, demonstra a importância da prática docente na dinâmica entre exercícios e cenários para investigação. Aponta-se ainda, que as atividades desenvolvidas nas aulas de EF envolviam tanto conteúdos matemáticos, quanto contextos que podiam ser discutidos aliados a outras disciplinas. Tal resultado ajuda no entendimento de que as questões relacionadas à EF podem ser discutidas a partir de outras disciplinas, enriquecendo, assim, as discussões. Defende-se, a partir dos resultados do presente estudo que a inserção da EF no contexto escolar e, consequentemente, a formação docente e as atividades desenvolvidas para esse trabalho, ocorram em uma perspectiva crítica, abordando discussões que não se limitem ao “poupe hoje para comprar amanhã” ou queiram direcionar a prática docente ao ensino de como os alunos devem agir. Entendemos e defendemos no presente estudo, que a EF tem como objetivo mobilizar ambientes de reflexão para que os alunos possam tomar decisões de forma crítica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32214
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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