Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32150
Comparte esta pagina
Título : | A utilização de coleções didáticas em aulas práticas laboratoriais de zoologia na formação do licenciando em ciências biológicas |
Autor : | BARBOSA, Janielly Carla de Oliveira |
Palabras clave : | Zoologia; Material Didático; Disciplinas das Ciências Biológicas |
Fecha de publicación : | 26-jun-2019 |
Citación : | BARBOSA, J. C. O. |
Resumen : | O ensino de zoologia é uma área que está ligada ao estudo dos animais, este apresenta obstáculos que dificultam a aprendizagem e as práticas que são desenvolvidas. Nesse sentido, a utilização de aulas práticas se torna uma alternativa eficaz para suprir reflexões que a aula teórica não permite. Ao atrelar o uso de coleções didáticas nas aulas, é uma metodologia facilmente adaptável para construção e aquisição de saberes. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a importância das aulas práticas zoológicas laboratoriais, levando em consideração a utilização de coleções didáticas e a importância dessas práticas, na formação do licenciando. A sequência metodológica foi à aplicação de um questionário contendo o perfil dos entrevistados e treze perguntas centrais discursivas relacionadas ao ensino de zoologia, aulas práticas e coleção didática, tendo como público-alvo discentes do 7º, 8º e 9º período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico de Vitória. O público foi escolhido pelo fato dos estudantes já terem cursado todas as Zoologias da grade curricular do curso e deste modo apresentarem artifícios continentes para contribuir com o objetivo do estudo. Os resultados mostram que os estudantes se identificam com as disciplinas referentes à zoologia e tem uma relação positiva com as aulas laboratoriais, vale salientar que identificam a importância do incremento de aulas práticas para o ensino e também para formação e carreira profissional. Ainda, compreendem o valor do incremento de coleções didáticas para o entendimento de biodiversidade e para relacionar a teoria a pratica. Estas aulas são uma maneira de colocar os estudantes diante do material de estudo, permitindo a compreensão de conceitos e construção do conhecimento. O emprego de coleções didáticas, o uso de espécimes em aulas práticas, é um meio de procurar encarar os obstáculos que são encontrados no ensino de Zoologia. Sendo assim, é uma alternativa que estimula uma aprendizagem significativa. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32150 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BARBOSA, JANIELLY CARLA DE OLIVEIRA.pdf | 895,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons