Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32150
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Luiz Augustinho Menezes da | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Janielly Carla de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T22:14:26Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02T22:14:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-09-02 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, J. C. O. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32150 | - |
dc.description.abstract | O ensino de zoologia é uma área que está ligada ao estudo dos animais, este apresenta obstáculos que dificultam a aprendizagem e as práticas que são desenvolvidas. Nesse sentido, a utilização de aulas práticas se torna uma alternativa eficaz para suprir reflexões que a aula teórica não permite. Ao atrelar o uso de coleções didáticas nas aulas, é uma metodologia facilmente adaptável para construção e aquisição de saberes. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a importância das aulas práticas zoológicas laboratoriais, levando em consideração a utilização de coleções didáticas e a importância dessas práticas, na formação do licenciando. A sequência metodológica foi à aplicação de um questionário contendo o perfil dos entrevistados e treze perguntas centrais discursivas relacionadas ao ensino de zoologia, aulas práticas e coleção didática, tendo como público-alvo discentes do 7º, 8º e 9º período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico de Vitória. O público foi escolhido pelo fato dos estudantes já terem cursado todas as Zoologias da grade curricular do curso e deste modo apresentarem artifícios continentes para contribuir com o objetivo do estudo. Os resultados mostram que os estudantes se identificam com as disciplinas referentes à zoologia e tem uma relação positiva com as aulas laboratoriais, vale salientar que identificam a importância do incremento de aulas práticas para o ensino e também para formação e carreira profissional. Ainda, compreendem o valor do incremento de coleções didáticas para o entendimento de biodiversidade e para relacionar a teoria a pratica. Estas aulas são uma maneira de colocar os estudantes diante do material de estudo, permitindo a compreensão de conceitos e construção do conhecimento. O emprego de coleções didáticas, o uso de espécimes em aulas práticas, é um meio de procurar encarar os obstáculos que são encontrados no ensino de Zoologia. Sendo assim, é uma alternativa que estimula uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.format.extent | 39 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Zoologia | pt_BR |
dc.subject | Material Didático | pt_BR |
dc.subject | Disciplinas das Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.title | A utilização de coleções didáticas em aulas práticas laboratoriais de zoologia na formação do licenciando em ciências biológicas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of zoology is an area that is linked to the study of animals, this presents obstacles that hinder the learning and the practices that are developed. In this sense, the use of practical classes becomes an effective alternative to provide reflections that the theoretical class does not allow. By linking the use of didactic collections in class, it is an easily adaptable methodology for building and acquiring knowledge. The aim of this study was to evaluate the importance of practical laboratory classes, taking into account the use of didactic collections and the importance of these practices in the training of the graduating. The methodological sequence was the application of a questionnaire containing the profile of the interviewees and thirteen central discursive questions related to the teaching of zoology, practical classes and didactic collection, having as target audience students of the 7th, 8th and 9th years of the Degree in Science Biological Sciences of the Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico de Vitória. The public was chosen because the students had already studied all the Zoologies of the curricular curriculum of the course and in this way presented / displayed continents artifacts to contribute with the objective of the study. The results show that the students identify with the subjects related to zoology and have a positive relation with the laboratory classes, it is worth noting that they identify the importance of the increase of practical classes for teaching and also for training and professional career. Also, they understand the value of the increase of didactic collections for the understanding of biodiversity and to relate theory to practice. These classes are a way to put the students in front of the study material, allowing the understanding of concepts and construction of knowledge. The use of didactic collections, the use of specimens in practical classes, is a means of trying to face the obstacles that are found in the teaching of Zoology. Therefore, it is an alternative that stimulates meaningful learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BARBOSA, JANIELLY CARLA DE OLIVEIRA.pdf | 895,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons