Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32143

Compartilhe esta página

Título: Redes sociais digitais e formação acadêmica: percepções de licenciandos em Ciências Biológicas
Autor(es): SILVA, Maiara Maria Marques da
Palavras-chave: Redes Sociais; Educação Superior; Biologia- Estudo e Ensino
Data do documento: 27-Jun-2019
Citação: SILVA, M. M. M.
Abstract: A utilização de tecnologias como as redes sociais na educação tem sido cada vez mais frequente, tanto em escolas como em universidades, por isso é importante estudar suas aplicações para empregar tal recurso de maneira eficaz entre estudantes e professores no processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho traz contribuições acerca das influências das redes sociais em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas durante o percurso acadêmico, destacando, elencando e comparando características do perfil dos estudantes em relação às potencialidades dessa tecnologia na construção do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que analisa os dados em uma perspectiva coletiva, onde os resultados são discutidos com base na similaridade entre as repostas obtidas a partir de um questionário online. As respostas foram cuidadosamente categorizadas, e o quantitativo de estudantes alcançados foi dividido em dois grupos para observar um melhor panorama das percepções. A análise da pesquisa permitiu encontrar fatores que levam os estudantes a aderirem as redes sociais para realizar suas atividades, como também notar contrastes acerca destes fatores entre os grupos, possibilitando novas linhas de pesquisa. Foi possível observar que os estudantes estão bem engajados nessas redes, buscando e partilhando conhecimentos, criando meios de resolução de problemas através das mesmas. Isso deve ser aproveitado e visto de maneira mais séria pelos professores, pois pode representar alternativas que enriquecerão seu desempenho e melhorará o de seus alunos através de atividades colaborativas direcionadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32143
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Maiara Maria Marques da.pdf868,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons