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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32127

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Título: Análise do conteúdo de micologia em livros didáticos do ensino médio utilizados em escolas de referência de Vitória de Santo Antão - PE
Autor(es): SILVA, Gleyce Keller Santos
Palavras-chave: Micologia – Estudo e Ensino; Livro Didático; Ensino de Ciências; Análise de Conteúdo
Data do documento: 10-Jun-2019
Citação: SILVA, G. K. S.
Abstract: Dentre um dos conteúdos mais relevantes para as Ciências Biológicas temos a microbiologia, ciência que estuda os microrganismos e as relações destes com a vida e meio ambiente. Dentro da microbiologia há uma subárea de fundamental importância para a compreensão da vida, a micologia que corresponde ao estudo dos fungos. Na perspectiva de ensino destaimportante temática temos a utilização de diferentes recursos didáticos, que são utilizados na área da educação para maximizar o processo de ensino aprendizagem. Estes recursos compreendem uma grande variedade de materiais que são empregados como apoio na organização do conteúdo mediado pelo professor, dentre esta grande variedade temos o livro didático que se apresenta no meio educacional como um dos principais recursos utilizados que auxiliam a prática pedagógica. Em contra partida, há uma carência demasiadamente grande no que diz respeito à análise de alguns conceitos e conteúdos presentes nestes livros que muitas vezes se encontram desatualizados ou não contextualizados com a realidade dos alunos, ocasionando um problema para o ensino e aprendizagem de algumas disciplinas. Assim, este estudo tem por objetivo avaliar os conceitos relacionados à micologia presentes nos livros didáticos de biologia do ensino médio indicados pelo Ministério da Educação juntamente com o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2018 e que estão sendo utilizados por escolas de referência em ensino médio de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Posteriormente, foi realizada uma análise qualitativa seguindo os preceitos de Bardin (2011), sendo caracterizado por um conjunto de técnicas de análise que faz uso de procedimentos sistemáticos e objetivos na descrição do conteúdo. A análise dos livros foi feita essencialmente a partir de três aspectos principais, abordagem conceitual, estrutural e visual. De maneira geral a partir da análise destas três abordagens foi averiguado que as obras analisadas apresentaram dificuldade na apresentação do conteúdo, principalmente no que diz respeito à abordagem estrutural e visual, como déficits relacionados à sua estrutura ou erros conceituais, bem como outros aspectos que deixaram a desejar durante a abordagem visual, e por fim, muitas vezes a ausência da correlação do conteúdo abordado e o cotidiano do aluno. Desta forma, foi possível perceber que o conteúdo de micologia presente nos livros didáticos do ensino médio pode ser mais bem abordado e explorado, fazendo-se necessário o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao tratamento destes conteúdos presentes nos livros didáticos, pois, este é de grande relevância para a qualidade da educação no Brasil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32127
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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