Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32127
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTI, Isabella Macário Ferro | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gleyce Keller Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T21:14:45Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02T21:14:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-10 | - |
dc.date.submitted | 2019-09-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, G. K. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32127 | - |
dc.description.abstract | Dentre um dos conteúdos mais relevantes para as Ciências Biológicas temos a microbiologia, ciência que estuda os microrganismos e as relações destes com a vida e meio ambiente. Dentro da microbiologia há uma subárea de fundamental importância para a compreensão da vida, a micologia que corresponde ao estudo dos fungos. Na perspectiva de ensino destaimportante temática temos a utilização de diferentes recursos didáticos, que são utilizados na área da educação para maximizar o processo de ensino aprendizagem. Estes recursos compreendem uma grande variedade de materiais que são empregados como apoio na organização do conteúdo mediado pelo professor, dentre esta grande variedade temos o livro didático que se apresenta no meio educacional como um dos principais recursos utilizados que auxiliam a prática pedagógica. Em contra partida, há uma carência demasiadamente grande no que diz respeito à análise de alguns conceitos e conteúdos presentes nestes livros que muitas vezes se encontram desatualizados ou não contextualizados com a realidade dos alunos, ocasionando um problema para o ensino e aprendizagem de algumas disciplinas. Assim, este estudo tem por objetivo avaliar os conceitos relacionados à micologia presentes nos livros didáticos de biologia do ensino médio indicados pelo Ministério da Educação juntamente com o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2018 e que estão sendo utilizados por escolas de referência em ensino médio de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Posteriormente, foi realizada uma análise qualitativa seguindo os preceitos de Bardin (2011), sendo caracterizado por um conjunto de técnicas de análise que faz uso de procedimentos sistemáticos e objetivos na descrição do conteúdo. A análise dos livros foi feita essencialmente a partir de três aspectos principais, abordagem conceitual, estrutural e visual. De maneira geral a partir da análise destas três abordagens foi averiguado que as obras analisadas apresentaram dificuldade na apresentação do conteúdo, principalmente no que diz respeito à abordagem estrutural e visual, como déficits relacionados à sua estrutura ou erros conceituais, bem como outros aspectos que deixaram a desejar durante a abordagem visual, e por fim, muitas vezes a ausência da correlação do conteúdo abordado e o cotidiano do aluno. Desta forma, foi possível perceber que o conteúdo de micologia presente nos livros didáticos do ensino médio pode ser mais bem abordado e explorado, fazendo-se necessário o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao tratamento destes conteúdos presentes nos livros didáticos, pois, este é de grande relevância para a qualidade da educação no Brasil. | pt_BR |
dc.format.extent | 47 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Micologia – Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Análise de Conteúdo | pt_BR |
dc.title | Análise do conteúdo de micologia em livros didáticos do ensino médio utilizados em escolas de referência de Vitória de Santo Antão - PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SOARES, Thaís da Silva | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4251528A8 | pt_BR |
dc.description.abstractx | One of the most relevant contents for Biological Sciences is microbiology, a science that studies microorganisms and their relationships with life and the environment. Within microbiology there is a subarea of fundamental importance for the understanding of life, the mycology that corresponds to the study of fungi. In the teaching perspective of this important theme we have the use of different didactic resources, which are used in the area of education to maximize the process of teaching learning. These resources comprise a great variety of materials that are used as support in the organization of the content mediated by the teacher, among this great variety we have the didactic book that presents itself in the educational environment as one of the main resources used that aid the pedagogical practice. On the other hand, there is a great need for analysis of some concepts and contents present in these books that are often outdated or not contextualized with the reality of the students, causing a problem for the teaching and learning of some subjects. Thus, this study aims to evaluate the concepts related to mycology present in high school biology textbooks indicated by the Ministry of Education together with the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) in 2018 and which are being used by high school reference schools in Vitória de Santo Antão Pernambuco. Subsequently, a qualitative analysis was carried out following the precepts of Bardin (2011), being characterized by a set of techniques of analysis that makes use of systematic and objective procedures in the description of the content. The analysis of the books was made essentially from three main aspects, conceptual, structural and visual approach. In general, from the analysis based on these three approaches, it was verified that the analyzed works presented difficulties in the presentation of the content, especially with regard to the structural and visual approach, such as deficits related to its structure or conceptual errors, as well as other aspects that were left to be desired during the visual approach, and, lastly, often the absence of correlation of the content addressed and the daily life of the student. In this way, it was possible to observe that the content of mycology present in high school didactic books can be better approached and explored, making it necessary to develop research related to the treatment of these contents present in textbooks, since this is great relevance to the quality of education in Brazil. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Gleyce Keller Santos.pdf | 698,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons