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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32122
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Título: | História em quadrinhos como recurso de apoio ao ensino de histologia |
Autor(es): | SILVA, Maria Nayara de Lima |
Palavras-chave: | Histologia – Estudo e Ensino; Ensino de Ciências; História em Quadrinhos |
Data do documento: | 24-Mai-2019 |
Citação: | SILVA, M. N. L. |
Abstract: | A imersão de Histórias em Quadrinhos (HQs) na educação venceu vários preconceitos e vem ganhando cada vez mais destaque nas metodologias de ensino. Isso se deve ao fato de ser uma leitura leve, que consegue atrair diversas classes de leitores, além de conseguir abordar temas que contextualizam a realidade. Atualmente, podemos encontrar diversos temas inseridos nas HQs, inclusive no ensino de ciências e biologia, onde já são utilizados os conteúdos sobre os sistemas respiratório, digestório, nervoso, circulatório e imunológico do corpo humano. Tendo em vista os ganhos que esse tipo de literatura pode fornecer ao processo de ensinoaprendizagem, objetivou-se construir uma HQ à respeito das etapas do processamento histológico de rotina, bem como analisar as possibilidades de uso do recurso a partir das impressões dos professores sobre o mesmo, coletadas por meio de um questionário. Para isso, utilizou-se como molde para essa HQ o programa infantil “De onde vem?”, produzido pela TV Pinguim no ano de 2001. Foi feito um resgate da dinâmica de jargões, roteiro e da personagem principal, a Kika, uma garotinha bastante curiosa sobre o mundo e que sempre busca solucionar suas dúvidas com os adultos, os quais lhe retornam com respostas paliativas, o que deixa a menina bastante frustrada, mas ela acaba recebendo uma explicação completa de algum elemento que está ao seu redor, que ganha vida e torna-se um personagem. Dessa forma, foi idealizado um texto prático, completo e acessível, abordando pontos sobre o processamento histológico de rotina, um tema que costuma ser ignorado nas aulas de Biologia. Após a produção e avaliação do recurso, o conjunto de respostas obtidas a partir da aplicação de questionários foram interpretadas por meio da Análise de Conteúdo, que consistiu na leitura flutuante e na criação de categorias que representassem bem o conjunto de informações. A análise das categorias: vantagens do uso das HQs, Valorização e Metodologias de utilização indicou que o recurso foi bem avaliado pelos professores, sendo apontado como uma ferramenta que poderá ser usada para facilitar o processo de ensinoaprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32122 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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