Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32122

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Gilmar Beserra de-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Nayara de Lima-
dc.date.accessioned2019-09-02T20:32:39Z-
dc.date.available2019-09-02T20:32:39Z-
dc.date.issued2019-05-24-
dc.date.submitted2019-09-02-
dc.identifier.citationSILVA, M. N. L.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32122-
dc.description.abstractA imersão de Histórias em Quadrinhos (HQs) na educação venceu vários preconceitos e vem ganhando cada vez mais destaque nas metodologias de ensino. Isso se deve ao fato de ser uma leitura leve, que consegue atrair diversas classes de leitores, além de conseguir abordar temas que contextualizam a realidade. Atualmente, podemos encontrar diversos temas inseridos nas HQs, inclusive no ensino de ciências e biologia, onde já são utilizados os conteúdos sobre os sistemas respiratório, digestório, nervoso, circulatório e imunológico do corpo humano. Tendo em vista os ganhos que esse tipo de literatura pode fornecer ao processo de ensinoaprendizagem, objetivou-se construir uma HQ à respeito das etapas do processamento histológico de rotina, bem como analisar as possibilidades de uso do recurso a partir das impressões dos professores sobre o mesmo, coletadas por meio de um questionário. Para isso, utilizou-se como molde para essa HQ o programa infantil “De onde vem?”, produzido pela TV Pinguim no ano de 2001. Foi feito um resgate da dinâmica de jargões, roteiro e da personagem principal, a Kika, uma garotinha bastante curiosa sobre o mundo e que sempre busca solucionar suas dúvidas com os adultos, os quais lhe retornam com respostas paliativas, o que deixa a menina bastante frustrada, mas ela acaba recebendo uma explicação completa de algum elemento que está ao seu redor, que ganha vida e torna-se um personagem. Dessa forma, foi idealizado um texto prático, completo e acessível, abordando pontos sobre o processamento histológico de rotina, um tema que costuma ser ignorado nas aulas de Biologia. Após a produção e avaliação do recurso, o conjunto de respostas obtidas a partir da aplicação de questionários foram interpretadas por meio da Análise de Conteúdo, que consistiu na leitura flutuante e na criação de categorias que representassem bem o conjunto de informações. A análise das categorias: vantagens do uso das HQs, Valorização e Metodologias de utilização indicou que o recurso foi bem avaliado pelos professores, sendo apontado como uma ferramenta que poderá ser usada para facilitar o processo de ensinoaprendizagem.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistologia – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
dc.titleHistória em quadrinhos como recurso de apoio ao ensino de histologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coAGUIAR JÚNIOR, Francisco Carlos Amanajás de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777751U8pt_BR
dc.description.abstractxThe immersion of Comic Books (comics) in education has overcome several prejudices and has been gaining more and more prominence in teaching methodologies. This is because it is a light reading, which succeeds in attracting several classes of readers, as well as being able to approach themes that contextualize reality. Currently, we can find several topics included in the comics, including science and biology, where the contents about the respiratory, digestive, nervous, circulatory and immune systems of the human body are already verified. Considering the gains that this type of literature can provide to the teaching-learning process, it was aimed to build a HQ regarding the stages of routine histological processing, as well as to analyze the possibilities of using the resource from the impressions of the teachers about the resource, collected through a questionnaire. As such, the children's program "De onde vem?" Produced by TV Pinguim in 2001 was used as a template for this HQ. A revival was made of the dynamics of jargon, script and the main character, Kika, a little girl very curious about the world and who always seeks to solve their doubts with adults, who return with palliative answers, which leaves the girl quite frustrated but she ends up getting a full explanation of some element that is around her, which comes to life and becomes a character. In this way, a practical, complete and accessible text was designed, addressing points about routine histological processing, a topic that is usually scorned in histology / biology classes. After the production and evaluation of the resource, the set of answers obtained from the application of the questionnaires to two teachers, were interpreted from the content analysis of Bardin, which consisted in the floating reading and the creation of categories that represented well the set of information. From the answers obtained in the questionnaires, it was possible to perceive that the resource was well evaluated by the teachers, being pointed out as a tool that could be used to facilitate the teaching-learning process.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759268P5pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Maria Nayara de Lima.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons