Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32120

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCHAGAS, Cristiano Aparecido-
dc.contributor.authorCABRAL, Paloma Ferreira-
dc.date.accessioned2019-09-02T20:27:11Z-
dc.date.available2019-09-02T20:27:11Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.date.submitted2019-09-02-
dc.identifier.citationCABRAL, P. F.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32120-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar o jogo didático como ferramenta pedagógica eficaz no processo ensino-aprendizagem da Biologia Celular. Com intuito observacional, foi elaborado e testado um jogo sobre o conteúdo de Citologia, denominado Dominó das Organelas, que foi aplicado em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. Ele é jogado em grupos de duas a cinco pessoas (na versão burrinho) e o objetivo é reconhecer as organelas e suas funções. Dentro deste contexto de análise educacional, discuto como atividades lúdicas facilitam o processo de ensino e aprendizagem, principalmente na área de biologia (que apresenta termos científicos considerados difíceis de serem assimilados e realmente compreendidos) e como incluir o jogo em aula apresentando suas vantagens e desvantagens.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleA eficácia dos jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem da Biologia celularpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130969Y2pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this work is to present the didactic game as an effective pedagogical tool in the teaching-learning process of Cell Biology. With an observational purpose, a game on the content of Cytology, called Domino of Organelles, was elaborated and tested, that was applied in a class of the first year of the High School of the State Teaching Network. It is played in groups of two to five people (in the donkey version) and the goal is to recognize the organelles and their functions. Within this context of educational analysis, I discuss how play activities facilitate the process of teaching and learning, especially in the area of biology (which presents scientific terms considered difficult to be assimilated and really understood) and how to include the game in class presenting its advantages and disadvantages.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CABRAL, Paloma Ferreira .pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons